Buscar

As verbas rescisórias, quando não são corretamente quitadas, irão gerar o chamado passivo trabalhista, que, em uma possível reclamação trabalhista,...

As verbas rescisórias, quando não são corretamente quitadas, irão gerar o chamado passivo trabalhista, que, em uma possível reclamação trabalhista, precisará ser adequadamente corrigido no momento do seu adimplemento. Esse tema sofreu uma recente mudança, sendo importante a sua análise. Assim, a respeito da correção monetária no processo do trabalho, estabelecida no parágrafo 7°, do art. 897 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), cuja redação foi recentemente declarada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nas ações declaratórias de constitucionalidade (ADCs) 58 e 59 e nas ações diretas de inconstitucionalidade (ADIs) 5867 e 6021, o que é possível afirmar?

Escolha uma opção:

a. A correção monetária no processo do trabalho será devida nas condenações por dano moral, a partir da data da decisão de arbitramento ou de alteração do valor.

b. A correção monetária no processo do trabalho não deverá incidir sobre o pagamento dos salários até o 5° dia útil do mês subsequente ao vencido.

c. Os débitos trabalhistas das entidades submetidas aos regimes de intervenção ou liquidação extrajudicial não estão sujeitos à correção monetária, em qualquer fase processual. 

d. A correção monetária no processo do trabalho será devida no momento da execução da sentença, a partir da data da apresentação dos cálculos pelo exequente.

e. A correção monetária no processo do trabalho deverá incidir sobre o débito do trabalhador reclamante, em qualquer fase processual.

 

 

 

💡 1 Resposta

User badge image

arm infraestrutura

A. 

A correção monetária no processo do trabalho será devida nas condenações por dano moral, a partir da data da decisão de arbitramento ou de alteração do valor.

A correção monetária é devida na data do vencimento da obrigação, mas há uma exceção em relação aos danos morais. De acordo com a Súmula n° 439 do Tribunal Superior do Trabalho (TST), nas condenações por dano moral, a atualização monetária é devida a partir da data da decisão de arbitramento ou de alteração do valor (BRASIL, 2012). Assim, a correção monetária na execução da sentença não é devida a partir da data da apresentação dos cálculos pelo exequente, mas da data do vencimento da obrigação.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais