Buscar

A falência é um instituto jurídico previsto na Lei nº 11.101/05 aplicável aos empresários, para a liquidação de seu patrimônio, para o pagamento ...

 

A falência é um instituto jurídico previsto na Lei nº 11.101/05 aplicável aos empresários, para a liquidação de seu patrimônio, para o pagamento dos credores concursais.

Isto é, a falência visa a substituir um empresário, cuja empresa não apresenta uma função social, por outro, cuja empresa cumprirá tal escopo.

Marcos de Souza – ME é empresário individual e experimenta extensa crise econômica no exercício de sua empresa, de modo que, ante tal estresse, veio a enfartar. O referido agente econômico não veio a óbito, mas se tornou relativamente incapaz para a prática dos atos da vida civil.

Diante de sua incapacidade superveniente, houve a formulação de pedido de alvará judicial na ação de interdição, pleiteando a autorização judicial para que Marcos de Souza, assistido por sua cônjuge, continuasse o exercício da empresa por ele exercida enquanto capaz.

O juízo autorizou o exercício da empresa e, por conseguinte, o alvará judicial foi arquivado no registro público de empresa a cargo da Junta Comercial. Com isso, assinale a alternativa correta sobre a falência do empresário individual superveniente incapaz, ​​​​​​​caso seja pleiteada a sua autofalência:

A. 

Os bens particulares que Marcos de Souza tinha ao tempo da interdição não ficarão sujeitos aos resultados da empresa.

B. 

A decretação da falência do empresário individual não enseja na perda de sua capacidade civil.

C. 

A decretação da falência do empresário individual não enseja na redução de sua capacidade para a prática de atos de conteúdo patrimonial.

D. 

A única hipótese de o empresário individual voltar a exercer atividade na sua empresa é por meio do pagamento de todos os seus credores na falência.

E. 

Os bens particulares que Marcos de Souza tinha ao tempo da interdição ficarão sujeitos aos resultados da empresa, inclusive na falência.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A: "Os bens particulares que Marcos de Souza tinha ao tempo da interdição não ficarão sujeitos aos resultados da empresa." Isso ocorre porque, no caso de empresário individual, não há separação patrimonial entre o empresário e a empresa, mas sim uma confusão patrimonial. No entanto, os bens particulares do empresário não ficam sujeitos aos resultados da empresa em caso de falência.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais