Buscar

Quimioprofilaxia - quais são as indicações para contactantes de meningites bacterianas? Como deve ser realizada? A quimioprofilaxia é recomendada ...

Quimioprofilaxia - quais são as indicações para contactantes de meningites bacterianas? Como deve ser realizada?

A quimioprofilaxia é recomendada para os comunicantes próximos de um paciente com doença meningocócica, que tiveram contato com o caso até 10 dias antes do início dos sintomas.
A quimioprofilaxia possui indicação apenas para os casos de doença meningocócica ou meningite por Haemophylus Influenzae, podendo ocorrer a profilaxia até 14 dias após a exposição.
Não há indicação de quimioprofilaxia aos contactantes de casos de meningite viral, meningite pneumocócica e meningite causada por Listeria sp.
A quimioprofilaxia dos contatos de casos de meningite por H. Influenzae é indicada apenas se houver no domicílio criança menor de 4 anos de idade, não vacinada ou parcialmente vacinada, ou criança imunocomprometida independentemente da situação vacinal.
Em creches e escolas maternais, a quimioprofilaxia está indicada quando dois ou mais casos ocorrem em um intervalo de 60 dias. Nessa situação a quimioprofilaxia deve ser prescrita para todas as crianças, independentemente da idade ou situação vacinal e para os cuidadores.
Todos os contatos próximos de um caso de doença meningocócica, independentemente do estado vacinal, deverão receber a quimioprofilaxia.

Essa pergunta também está no material:

tics 9
3 pág.

Fisiopatologia Faculdades Integradas PitágorasFaculdades Integradas Pitágoras

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A quimioprofilaxia é recomendada para os comunicantes próximos de um paciente com doença meningocócica, que tiveram contato com o caso até 10 dias antes do início dos sintomas. A quimioprofilaxia possui indicação apenas para os casos de doença meningocócica ou meningite por Haemophylus Influenzae, podendo ocorrer a profilaxia até 14 dias após a exposição. Não há indicação de quimioprofilaxia aos contactantes de casos de meningite viral, meningite pneumocócica e meningite causada por Listeria sp. A quimioprofilaxia dos contatos de casos de meningite por H. Influenzae é indicada apenas se houver no domicílio criança menor de 4 anos de idade, não vacinada ou parcialmente vacinada, ou criança imunocomprometida independentemente da situação vacinal. Em creches e escolas maternais, a quimioprofilaxia está indicada quando dois ou mais casos ocorrem em um intervalo de 60 dias. Nessa situação a quimioprofilaxia deve ser prescrita para todas as crianças, independentemente da idade ou situação vacinal e para os cuidadores. Todos os contatos próximos de um caso de doença meningocócica, independentemente do estado vacinal, deverão receber a quimioprofilaxia. A quimioprofilaxia deve ser realizada com antibióticos, como rifampicina, ciprofloxacino ou azitromicina, dependendo do caso e da idade do paciente. É importante que a quimioprofilaxia seja prescrita e acompanhada por um médico.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais