Buscar

Sobre a persecução penal, assinale a alternativa incorreta: Na persecução penal, o Estado cria dois órgãos persecutórios que são chamados de Polí...

Sobre a persecução penal, assinale a alternativa incorreta:


Na persecução penal, o Estado cria dois órgãos persecutórios que são chamados de Polícia Judiciária, que leva ao conhecimento da infração e o Ministério Público, que pode dar início à ação penal.
A investigação criminal é a atividade preparatória para o exercício da ação penal, procurando elementos sobre autoria e materialidade, bem como as circunstâncias que envolvem o delito.
O inquérito policial é uma das formas de investigação criminal, não tem rito preestabelecido, nem é providência prévia indispensável ao início da persecução penal.
A sentença concessiva do perdão judicial é declaratória da extinção da punibilidade, não podendo ser considerada para efeitos de reincidência.
O Ministério Público não pode oferecer denúncia com base em peças de informação, mesmo se estas forem suficientes para indicar elementos de autoria e materialidade de determinado fato típico, sendo necessário requisitar a instauração de inquérito policial.

Essa pergunta também está no material:

Estácio_ Alunos.pdf DIRETO PROC. PENAL E ORG JU
7 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa incorreta é: "O Ministério Público não pode oferecer denúncia com base em peças de informação, mesmo se estas forem suficientes para indicar elementos de autoria e materialidade de determinado fato típico, sendo necessário requisitar a instauração de inquérito policial." O Ministério Público pode oferecer denúncia com base em peças de informação, desde que estas sejam suficientes para indicar elementos de autoria e materialidade de determinado fato típico. O inquérito policial é uma das formas de investigação criminal, mas não é a única e nem é indispensável para o oferecimento da denúncia pelo Ministério Público.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais