Buscar

a estimulação parassimpática estimula a motilidade e secreção gastrointestinal . I droga que aumentam a motilidade tem com efeito adverso causar ta...

💡 1 Resposta

User badge image

isabella.tomiazzi

I - "Estimulação parassimpática estimula a motilidade e secreção gastrointestinal." - correta.


II - "As principais alternativas para melhorar a motilidade são drogas parassimpaticomiméticas ou usar drogas simpaticomiméticas." - incorreta.

Para melhorar a motilidade gastrointestinal, as drogas mais comuns são as parassimpaticomiméticas, que imitam a ação do sistema nervoso parassimpático, não as simpaticomiméticas, que imitam o sistema nervoso simpático. As drogas simpaticomiméticas geralmente têm o efeito oposto, causando redução da motilidade.


III - "O uso da metoclopramida é um antagonista dopaminérgico, portanto é utilizado para aumentar a motilidade." - incorreta.

A metoclopramida é, na verdade, um agonista dopaminérgico e é usada para estimular a motilidade gastrointestinal, não como um antagonista. Ela age aumentando a ação do neurotransmissor dopamina, o que ajuda na motilidade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais