Buscar

2º Questão (2,0 pontos) William Shakespeare encenava suas peças dentro de um espaço teatral co- nhecido como Teatro Elisabetano. Seu teatro recebe...

2º Questão (2,0 pontos)

William Shakespeare encenava suas peças dentro de um espaço teatral co- nhecido como Teatro Elisabetano. Seu teatro recebeu o nome Globe Theatre (Teatro Globo).

Faça uma pesquisa sobre o Teatro Elisabetano e teça o registro escrito dessa pesquisa, destacando os pontos importantes.

Pesquisa sobre o Teatro Elisabetano e registro escrito dos pontos importantes.
O Teatro Elisabetano corresponde ao teatro produzido durante o reinado de Elisabeth I da Inglaterra, de 1558 a 1603, tendo como sua maior celebridade William Shakespeare. O teatro acabou virando um lugar original de fazer dramaturgia. Inspirados nos circos da época, os teatros elisabetanos inicialmente eram improvisados ao ar livre. Com o aumento da popularidade, foram surgindo os primeiros teatros, que eram construções simples, geralmente circulares ou hexagonais. Disposta próxima ao palco, a plateia era cúmplice da ação dramática: os atores e o texto se comunicavam nas entrelinhas com o espectador, tornando o Teatro Elisabetano uma espécie de metateatro em sua forma. A ausência de grandes cenários ornamentados também facilitava a relação de intimidade entre personagens e público. Mulheres eram proibidas de atuar, então todos os papeis femininos eram feitos por atores homens. William Shakespeare (1564 – 1616) ainda é considerado por muitos o maior autor dramático da literatura universal. Entre suas obras mais conhecidas estão “A Tempestade”, “Hamlet”, “Rei Lear”, “Romeu e Julieta” e “A Megera Domada”. Destacam-se também John Lyly (1554-1606), Robert Greene (1560 – 1592), Cristopher Marlowe (1564 – 1593), Philip Massinger (1583 – 1640), etc.

Essa pergunta também está no material:

AD2 2023 1
4 pág.

Teatro e Educação Universidade Federal do Estado do Rio de JaneiroUniversidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O Teatro Elisabetano foi um período de produção teatral durante o reinado de Elisabeth I da Inglaterra, de 1558 a 1603, tendo como sua maior celebridade William Shakespeare. Os teatros elisabetanos eram inicialmente improvisados ao ar livre, inspirados nos circos da época. Com o aumento da popularidade, foram surgindo os primeiros teatros, que eram construções simples, geralmente circulares ou hexagonais. A plateia ficava próxima ao palco, tornando o Teatro Elisabetano uma espécie de metateatro em sua forma. A ausência de grandes cenários ornamentados também facilitava a relação de intimidade entre personagens e público. Mulheres eram proibidas de atuar, então todos os papeis femininos eram feitos por atores homens. William Shakespeare ainda é considerado por muitos o maior autor dramático da literatura universal. Entre suas obras mais conhecidas estão “A Tempestade”, “Hamlet”, “Rei Lear”, “Romeu e Julieta” e “A Megera Domada”. Outros autores importantes do Teatro Elisabetano incluem John Lyly, Robert Greene, Cristopher Marlowe e Philip Massinger. O Teatro Globe, onde Shakespeare encenava suas peças, foi um dos mais famosos teatros elisabetanos, tendo sido construído em 1599 e destruído por um incêndio em 1613.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais