Buscar

Com base nos conceitos que embasam a Gestalt Terapia e conduzem sua prática, considere as afirmativas a seguir: I- Psicologia da Gestalt e Gestalt...

Com base nos conceitos que embasam a Gestalt Terapia e conduzem sua prática, considere as afirmativas a seguir:

I- Psicologia da Gestalt e Gestalt Terapia significam a mesma coisa e ambas são designações utilizadas para denominar a abordagem desenvolvida por psicólogos alemães que trabalhavam com percepção e aprendizagem.
II- A homeostase é a busca pelo equilíbrio, na qual a provisão de energia é constante e tende a se distribuir uniformemente por todo o organismo. Olhando para essa energia, que corresponde às necessidades atuais, e buscando satisfazê-la, inserimo-nos em um processo de autorregulação.
III- A Gestalt considera que a pessoa é um sistema organizado, integrado e consistente, que permite a percepção do sintoma como uma parte da totalidade do sujeito, ao invés de uma incapacidade ou incompetência do organismo.
IV- A fronteira de contato é concebida como a barreira que separa o organismo do ambiente.
V- O contato corresponde às relações entre o sujeito e os objetos da realidade exterior, abrangendo o conjunto de suas interações e relacionamentos.
A) I, II e III.
B) I, III e IV.
C) II e III.
D) II, IV e V.
E) III e V.

Essa pergunta também está no material:

ED Abordagem Humanista
21 pág.

Ttp - Abordagem Humanista e Existencial Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) I, III e IV. Justificativa: I - A Psicologia da Gestalt e a Gestalt Terapia não são a mesma coisa. A primeira é uma abordagem da psicologia que estuda a percepção e a cognição humana, enquanto a segunda é uma abordagem terapêutica que utiliza os princípios da Psicologia da Gestalt para tratar problemas emocionais e psicológicos. II - A homeostase é a busca pelo equilíbrio, mas não se refere à distribuição uniforme de energia pelo organismo. Trata-se de um processo de autorregulação que busca manter o equilíbrio interno do organismo. III - A Gestalt considera que a pessoa é um sistema organizado, integrado e consistente, que permite a percepção do sintoma como uma parte da totalidade do sujeito, ao invés de uma incapacidade ou incompetência do organismo. IV - A fronteira de contato é concebida como a barreira que separa o organismo do ambiente. V - O contato corresponde às relações entre o sujeito e os objetos da realidade exterior, abrangendo o conjunto de suas interações e relacionamentos. Portanto, as afirmativas corretas são I, III e IV.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais