Buscar

Leia o trecho a seguir: “Embora a noção de mentalidade muitas vezes seja empregada de forma vaga e ambígua, Le Goff destaca que ela foi um importan...

Leia o trecho a seguir:

“Embora a noção de mentalidade muitas vezes seja empregada de forma vaga e ambígua, Le Goff destaca que ela foi um importante contraponto à história econômica. Para ele “as mentalidades arejaram a história”. A ênfase na dimensão mental, portanto, é uma reação contra Braudel, uma busca de escape a qualquer determinismo geográfico ou econômico sobre o comportamento humano.”(BURKE, P.De acordo com o trecho, dentre as novas propostas de estudo apresentadas pela terceira geração dos Annales, houve o protagonismo

a.

do quantitativismo, ou seja, empreendimento de pesquisas de história estrutural, serial e estatística.

b.

das reflexões sobre o tempo histórico, ou seja, a tese sobre o escalonamento das durações e a pluralidade do tempo social.

c.

da História das mentalidades, ou seja, o estudo das estáveis estruturas mentais através da pesquisa sobre valores locais, do cotidiano e das permanências.

d.

da Nova História, ou seja, o rompimento com o os padrões metodológicos das escolas historiográficas tradicionais do século XIX.

e.

do materialismo, ou seja, a concepção de que a realidade material e a ação humana compõem as estruturas ideológicas em atividade no presente.