Buscar

Sobre o conceito de relações de produção em Karl Marx, é correto afirmar que A- homens e mulheres se organizam para viver em sociedade com base em ...

Sobre o conceito de relações de produção em Karl Marx, é correto afirmar que

A- homens e mulheres se organizam para viver em sociedade com base em similaridades culturais e na divisão igualitária da propriedade.

B- a tecnologia e a matéria-prima constituem exemplos de relações de produção presentes no capitalismo.

C- o conjunto das relações de produção constitui a estrutura econômica que dá suporte à luta do trabalhador contra a exploração.

D- corresponde ao grau de desenvolvimento e à forma como interagem as forças produtivas materiais de uma determinada época.

E- as relações de produção novas e superiores precedem o aparecimento das condições concretas de sua existência na sociedade.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa D: "corresponde ao grau de desenvolvimento e à forma como interagem as forças produtivas materiais de uma determinada época". Segundo Karl Marx, as relações de produção são as formas como os homens se organizam para produzir e distribuir os bens materiais necessários à vida em sociedade. Essas relações são determinadas pelo grau de desenvolvimento das forças produtivas materiais, ou seja, pelos meios de produção disponíveis em uma determinada época e pela forma como eles são utilizados. As relações de produção são a base da estrutura econômica de uma sociedade e determinam as relações sociais e políticas que dela decorrem.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais