Buscar

As células são participantes ativos em seu ambiente, ajustando constantemente sua estrutura e função para se adaptarem às demandas de alterações e ...

As células são participantes ativos em seu ambiente, ajustando constantemente sua estrutura e função para se adaptarem às demandas de alterações e de estresse extracelular. Normalmente, as células mantêm um estado normal chamado homeostasia, no qual o meio intracelular é mantido dentro de uma faixa razoavelmente estreita dos parâmetros fisiológicos. Quando encontram um estresse fisiológico ou um estímulo patológico, podem sofrer alterações por exceder sua capacidade adaptativa ou se o estresse externo é inerentemente nocivo, desenvolve-se uma lesão celular. Desta forma, entende-se que as adaptações patológicas são respostas ao estresse que permitem as células modularem sua estrutura e função, escapando, assim, da lesão. Tais adaptações podem ter várias formas distintas, sendo assim, a melhor alternativa que descreve o ¿fenômeno¿ de HIPERPLASIA é?



Refere-se ao aumento do tamanho das células consequentemente ao aumento do tamanho do órgão afetado. É diretamente relacionada ao aumento na produção de proteínas celulares. Inicia-se com estresse metabólico e mecânico os quais causam microlesões nas fibras musculares.


Ocorre quando a agressão é suficiente para interromper as funções vitais celulares. As principais características microscópicas são: alterações nucleares e alterações citoplasmáticas.


Refere-se ao aumento de número de células em um órgão ou tecido, frente a um determinado estímulo fisiológico ou patológico, como na puberdade feminina ou na gravidez onde há proliferação do epitélio glandular mamário.


Refere-se a substituição de um tipo celular diferenciado por outro da mesma linhagem, como a substituição do epitélio colunar para epitélio escamoso.


Refere-se a redução de tamanho e da numerosidade das células, o que consequentemente reduz a estrutura do órgão ou tecido

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A melhor alternativa que descreve o fenômeno de HIPERPLASIA é: Refere-se ao aumento de número de células em um órgão ou tecido, frente a um determinado estímulo fisiológico ou patológico, como na puberdade feminina ou na gravidez onde há proliferação do epitélio glandular mamário.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais