Buscar

Questão 1Das motivações que levaram os europeus a ocupar o continente africano pode-se relacionar pelo menos os seguintes fatores que, conjugados e...

Questão 1Das motivações que levaram os europeus a ocupar o continente africano pode-se relacionar pelo menos os seguintes fatores que, conjugados entre si, exerceram papel preponderante na ação colonizadora, quais sejam, EXCETO:

I. Motivação econômica, isto é, a fase pela qual passava o sistema capitalista europeu em expansão e busca de novos mercados, ao mesmo tempo em que se intentava aumentar as fontes de matérias-primas minerais e produtos agrícolas, além de áreas de investimentos para o capital excedente, numa tentativa de solução para graves problemas e contradições inerentes ao próprio sistema.

II. Motivação religiosa, ou seja, aspiração de alguns padres e bispos europeus que visavam ampliar o poder internacional dos seus Estados (status e prestígio), além de aspirações de cunho pessoal, o que levou a uma corrida por áreas coloniais que estimulava uma conquista após a outra.

III. Missão civilizatória europeia. Argumento que na prática mais servia como justificativa do que como realmente motivadora do empreendimento colonial. Associada às explorações científicas e às missões religiosas exerceu função ideológica importantíssima na ação colonialista.

É correto o que se afirmar em:

A) I apenas.

B) I e III.

C) I e II.

D) II apenas.


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais