Buscar

A síndrome metabólica é uma junção de fatores de risco para doenças cardiovasculares que incluem a obesidade central, a hipertensão arterial, o dia...

A síndrome metabólica é uma junção de fatores de risco para doenças cardiovasculares que incluem a obesidade central, a hipertensão arterial, o diabetes melito, e as dislipidemias. A principal consequência da síndrome metabólica é o aumento do risco da doença arterial coronariana. Nesse sentido, é de grande importância saber identificar as alterações metabólicas relevantes no contexto clínico das dislipidemias e da síndrome metabólica, bem como, conhecer as diferentes ferramentas utilizadas para o diagnóstico. 

 

​LIMA, L. R. A. Exercício Físico nas diferentes populações. Maringá: UniCesumar, 2020. (Adaptado). 


​Considerando o diagnóstico das dislipidemias e da síndrome metabólica, avalie as afirmativas abaixo:

​I. O diagnóstico das dislipidemias se baseia na avaliação laboratorial dos parâmetros lipídicos e das apolipoproteínas.

II. O diagnóstico de síndrome metabólica requer a combinação de, pelo menos, três dos critérios expostos de acordo com o National Cholesterol Education Program’s Adult Treatment Panel III (NCEP - ATP III): obesidade abdominal, dislipidemias e hipertensão arterial.

III. A avaliação dos componentes da síndrome metabólica deve seguir um rigor e padronização no que se refere à medida do perímetro da cintura, da glicemia em jejum e ausculta da pressão arterial, assim como seguir a descrição realizada previamente sobre a dosagem de lipídios e lipoproteínas.

IV. A classificação etiológica das dislipidemias considera as causas primárias ou secundárias. Sendo as causas primárias aquelas oriundas do estilo de vida inadequado, comorbidades e/ou de uso contínuo de medicamentos, e as causas secundárias as nas quais o distúrbio lipídico é de origem genética. 

 

É correto o que se afirma em: 

 

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As afirmativas corretas são: I. O diagnóstico das dislipidemias se baseia na avaliação laboratorial dos parâmetros lipídicos e das apolipoproteínas. II. O diagnóstico de síndrome metabólica requer a combinação de, pelo menos, três dos critérios expostos de acordo com o National Cholesterol Education Program’s Adult Treatment Panel III (NCEP - ATP III): obesidade abdominal, dislipidemias e hipertensão arterial. III. A avaliação dos componentes da síndrome metabólica deve seguir um rigor e padronização no que se refere à medida do perímetro da cintura, da glicemia em jejum e ausculta da pressão arterial, assim como seguir a descrição realizada previamente sobre a dosagem de lipídios e lipoproteínas. IV. A classificação etiológica das dislipidemias considera as causas primárias ou secundárias. Sendo as causas primárias aquelas oriundas do estilo de vida inadequado, comorbidades e/ou de uso contínuo de medicamentos, e as causas secundárias as nas quais o distúrbio lipídico é de origem genética.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais