Buscar

A professora recém-formada, Alessandra, foi contratada por uma escola regular para ser acompanhante de um aluno autista. Com a proposta de escola i...

A professora recém-formada, Alessandra, foi contratada por uma escola regular para ser acompanhante de um aluno autista. Com a proposta de escola inclusiva, os alunos com necessidades especiais passam a frequentar as salas de aula do ensino regular, todavia, sem as adaptações necessárias. Observa-se na escola a falta de acessibilidade física, estrutural e atitudinal. No início, Alessandra se assustou com o aluno que, apesar de adolescente, era maior do que ela, com corpo de adulto, mas comportamentos infantis. Ela não era a primeira a ser contratada para acompanhá-lo em seu processo de aprendizagem. Os professores anteriores pediram demissão por não darem conta das dificuldades apresentadas pela situação. Os profissionais da própria escola já não acreditavam no aprendizado do aluno, tampouco na proposta da educação inclusiva. Alessandra, desde os tempos de faculdade, demostra muito interesse em trabalhar com alunos com necessidades especiais e está disposta a superar as dificuldades para aprender com a situação e, de alguma forma, mostrar que é possível acreditar na educação inclusiva.

Sendo assim, para resolver este desafio, você deverá apresentar três ações que Alessandra poderá desenvolver para conduzir o trabalho com esse aluno de forma mais harmoniosa.


💡 4 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Aqui estão três ações que Alessandra pode desenvolver para conduzir o trabalho com o aluno autista de forma mais harmoniosa: 1. Buscar informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas características, para entender melhor o comportamento do aluno e adaptar suas estratégias de ensino e comunicação de acordo com as necessidades dele. 2. Estabelecer uma relação de confiança com o aluno, criando um ambiente acolhedor e seguro para ele se sentir confortável e confiante em expressar suas necessidades e dificuldades. 3. Trabalhar em conjunto com os demais profissionais da escola, como psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais, para desenvolver um plano de ensino individualizado que atenda às necessidades específicas do aluno e promova sua inclusão na sala de aula regular.

0
Dislike0
User badge image

Uma concursêra

Curte
0
Dislike0
User badge image

Uma concursêra

Muito bom
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais