Buscar

FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA A UNIVERSIDADE

Prévia do material em texto

valiação
Parte superior do formulário
Questão 1
Não se pode falar em Sistemas de Ensino Inclusivo, sem se fazer um resgate dos principais fatos históricos que antecederam a ele. Também deve-se levar em conta as políticas públicas de Educação, que regulamentam a sua elaboração e execução. A partir disso, assinale a alternativa CORRETA.
A Constituição Federal de 1988 demonstra preocupação com a igualdade de condições e com a superação de práticas discriminatórias, mas não aborda a situação do deficiente.
A Declaração de Salamanca reforça os objetivos de documentos anteriores, em defesa da criança e de um sistema educacional inclusivo.
No Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei n° 4.024/61, torna obrigatória a inclusão dos excepcionais no sistema regular de ensino.
O papel de inclusão e de educação do deficiente é de responsabilidade exclusiva do poder público.
Período de negligência, período de institucionalização, período da criação de serviços especiais, não têm nenhuma relação com a Educação Inclusiva.
Questão 2
Inclusão: do verbo incluir, no sentido etimológico, significa conter em, compreender, fazer parte, participar de. Ato de inserir algo ou alguém. Tem origem nesta palavra a terminologia "Educação Inclusiva". Assinale a alternativa que melhor define a expressão "Educação Inclusiva".
A Educação Inclusiva é uma prática educacional que acontece somente no Brasil.
É um teste de seleção que define a inserção de alunos em classes adequadas a cada tipo de necessidade educacional.
Educação Inclusiva é um novo processo de educação totalmente desvinculado da Educação Especial.
A Educação Inclusiva pode ser definida como uma busca por novos paradigmas de educação, sem discriminações, promovendo a justiça social.
Muitas vezes, Educação Inclusiva é definida simplesmente como: todos juntos, com as mesmas necessidades.
Questão 3
A diversidade humana é definida de muitas maneiras, mas podemos dizer que ela é resultante do nosso modo de pensar, que leva a comparações entre o eu e o outro. Em muitos casos, estas comparações enfatizam, sobretudo, os aspectos negativos dos outros, isto é, daquele que é diferente. Faz-se necessário entender que as diferenças entre os seres humanos existem e que devemos respeitá-las. A educação é um espaço de excelência para o ensino a este respeito. Com relação ao tema "diversidade e educação", marque a alternativa CORRETA.
As capacidades inatas do aluno se sobrepõem aos estímulos adequados recebidos na escola.
No passado, educadores já trataram alunos de modo totalmente uniforme, para que os resultados fossem homogêneos.
Mesmo em um sistema escolar com base na atenção integrada às diferenças individuais são comuns os "bolsões de fracasso escolar".
O fator idade, alterado pela evasão escolar ou pela repetência, impede que o aluno, mesmo frequente, possa progredir nos estudos.
O ponto de partida para atendimento de crianças com histórico de vida muito divergente dos demais é sempre o currículo escolar.
Questão 4
No Brasil, durante anos as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) foram excluídas do Sistema de Educação Regular. Uma mudança significativa começa a acontecer a partir da Constituição Federal de 1988, que mudou os rumos da legislação em prol dos alunos com TEA. Marque a alternativa que se relaciona CORRETAMENTE com a situação do autista e os direitos legais adquiridos a partir da Constituição de 1988:
Graças ao texto constitucional, as escolas de ensino regular passaram a contar totalmente com o apoio dos pais de crianças diagnosticadas com TEA, em prol da inclusão.
Infelizmente as leis atuais negligenciam o direito das crianças com TEA, cabendo aos interessados promover uma análise do texto constitucional para defender os direitos do autista.
O Decreto nº 7.853, de 20 de dezembro de 1989, contempla a categoria de pessoas com necessidades educacionais especiais, logo os autistas se encaixam dentre os beneficiados pelo Decreto.
O Transtorno do Espectro Autista se enquadra na categoria das pessoas com necessidades educacionais especiais, com problemas físicos e, por isso, leis de mobilidade os assistem.
Os alunos autistas matriculados no ensino regular, de acordo com as leis vigentes, não podem receber assistência por acompanhante especializado, para evitar que sejam segregados.
Questão 5
No que se refere ao sistema de educação atual, a palavra chave é inclusão. Podemos, entretanto, nos indagar sobre o sujeito à quem a prática inclusiva se interessa. Assinale a resposta que melhor indica quais podem ser os sujeitos beneficiados pelo processo de inclusão bem-sucedida.
Atualmente somente os alunos do chamado Ciclo Básico de Educação, pois só eles são incluídos nas classes regulares de ensino.
De acordo com o Art. 55 do Estatuto da Criança e do Adolescentes (ECA), são todos alunos com necessidades especiais, já que estes devem estar matriculados apenas em escolas especiais.
Todos os alunos com necessidades educacionais são favorecidos pela inclusão, com exceção dos surdos, pois eles não conseguem estudar com alunos ouvintes e precisam de uma escola especial.
Todos aqueles que possuem necessidades educacionais especiais são beneficiados pela inclusão, não apenas alunos com deficiência, mas também os superdotados.
São beneficiados pela inclusão o grupo de alunos com deficiência física ou mental, os superdotados e os que apresentam atraso na aprendizagem.
Parte inferior do formulário
image1.wmf
image2.wmf

Continue navegando