Buscar

Giorgio Agamben (1942-) é um filósofo italiano que busca compreender as relações políticas na pós-modernidade. O pensador italiano vai partir de um...

Giorgio Agamben (1942-) é um filósofo italiano que busca compreender as relações políticas na pós-modernidade. O pensador italiano vai partir de uma base foucaultiana de biopoder para inserir a vida biológica no contexto da vida política e social. A questão da vida social é deixada de lado, passando-se a analisar a vida enquanto vida biológica cujo paradigma político contemporâneo é a vida nua no permanente estado de exceção em curso, e que justifica o campo de concentração como o nomos da terra em curso na atualidade. Nessa direção, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

( ) Para o filósofo italiano, o campo de concentração demonstra bem essa vida desnuda, ao passo que, para quem não está no campo por um longo tempo, não existe uma diferença entre o frio e o espaço promovido pelos oficiais, ambos sofrem. Relações sociais tornam-se secundárias, e familiares, amigos e conhecidos tornam-se definições que não importam mais.
( ) O ser humano está vivo, acordado, mas num estágio de torpor semelhante ao de um transe, num momento onde a ideia de vida, que muitos associam a felicidade, realizações, nesse momento está apenas reduzida a sobrevivência.
( ) Agamben chama de natus o estar vivo, não mais sendo vitae (ter vida).

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

A F - V - F.

B V - F - V.

C V - V - F.

D F - F - V.


A F - V - F.
B V - F - V.
C V - V - F.
D F - F - V.

Essa pergunta também está no material:

História do Pensamento Filosófico Moderno e Contemporâneo (192972) Avaliação Final (Objetiva)
5 pág.

História do Pensamento Filosófico Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: V - F - V. Justificativa: - A primeira sentença é verdadeira, pois Agamben utiliza o campo de concentração como exemplo de como a vida biológica é exposta e desprotegida no estado de exceção, e como as relações sociais perdem importância nesse contexto. - A segunda sentença é falsa, pois Agamben não reduz a vida apenas à sobrevivência, mas sim à vida biológica exposta no estado de exceção. - A terceira sentença é verdadeira, pois Agamben utiliza o termo "natus" para se referir ao estar vivo, não mais sendo "vitae".

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais