Buscar

M.S., um homem de 55 anos de idade, procura o seu médico depois de perceber um tremor na mão direita, que apareceu gradualmente nesses últimos mese...

M.S., um homem de 55 anos de idade, procura o seu médico depois de perceber um tremor na mão direita, que apareceu gradualmente nesses últimos meses. Constatou que ele consegue manter a mão imóvel enquanto se concentra nela, mas que o tremor reaparece rapidamente se ele se distrai. Sua caligrafia tornou-se pequena e difícil de ler, e ele está tendo dificuldade em usar o mouse do computador. A esposa queixa-se de que ele deixou se sorrir e que o seu rosto tornou-se inexpressivo. Declara também que o marido está andando mais lentamente e que tem dificuldade em acompanhar o ritmo com que ela anda. Ao vê-lo entrar no consultório, o médico percebe que ele está andando curvada, com marcha curta e desajeitada. Ao exame físico, o médico constata que M.S. apresenta aumento do tônus e rigidez em roda denteada nos membros superiores, particularmente do lado direito, além disso, é significativamente mais lento do que o normal na execução de movimentos alternados rápidos. O médico conclui que os sinais e os sintomas de M.S. provavelmente representam estágios iniciais da doença de Parkinson e prescreve então a levodopa. De acordo com seus conhecimentos e com o caso clínico, responda:

 

a)           De que maneira a perda seletiva de neurônios dopaminergicos resulta em sintomas como aqueles observados no Sr. M.S.?

Resposta: 

 

b)           Qual deverá ser o efeito da levodopa sobre a evolução da doença do Sr. M.S.? Resposta:  

 

c)           Como a resposta do Sr. M.S. à levodopa irá modificar com o decorrer do tempo? Resposta:  

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) A perda seletiva de neurônios dopaminérgicos resulta em sintomas como aqueles observados no Sr. M.S. porque a dopamina é um neurotransmissor que ajuda a controlar o movimento e a coordenação muscular. A perda desses neurônios dopaminérgicos leva a uma diminuição na quantidade de dopamina no cérebro, o que pode causar tremores, rigidez muscular, lentidão de movimento e outros sintomas associados à doença de Parkinson. b) A levodopa é um medicamento que é convertido em dopamina no cérebro. Portanto, o efeito da levodopa sobre a evolução da doença de M.S. é melhorar os sintomas motores, como tremores, rigidez muscular e lentidão de movimento. No entanto, a levodopa não cura a doença de Parkinson e não impede a progressão da doença. c) Com o tempo, a resposta do Sr. M.S. à levodopa pode diminuir. Isso ocorre porque o cérebro pode se tornar menos sensível à dopamina ou porque a doença de Parkinson pode progredir e afetar outros sistemas de neurotransmissores além da dopamina. Além disso, a levodopa pode causar efeitos colaterais, como movimentos involuntários, que podem piorar com o tempo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais