Buscar

Como é feito o exame dos nervos cranianos? I - Para examinar o nervo trigêmeo, o examinador deve pedir ao paciente para abrir a boca amplamente e ...

Como é feito o exame dos nervos cranianos?

I - Para examinar o nervo trigêmeo, o examinador deve pedir ao paciente para abrir a boca amplamente e tentar fechá-la.
II - Para examinar o nervo facial, o examinador avalia a simetria dos movimentos faciais enquanto o paciente sorri, assobia, franze as sobrancelhas e cerra as pálpebras.
III - Para examinar o nervo vestibulococlear, deve-se testar a audição por meio do som de um relógio, um sussurro ou estalar dos dedos e avaliar o equilíbrio do paciente.
IV - Para examinar o nervo glossofaríngeo, o paciente deve abrir a boca e dizer 'ah', observando a elevação e a contração do palato mole e da úvula, além de avaliar a capacidade do paciente de discriminar entre o gosto doce e o salgado no terço posterior da língua.
V - Para examinar o nervo vago, o examinador deve tocar a parte posterior da língua com um abaixador, ou estimular a faringe posterior para desencadear o reflexo de vômito, além de observar a presença de rouquidão e a simetria da úvula e do palato mole.
VI - Para examinar o nervo acessório, o examinador deve avaliar a capacidade do paciente de encolher os ombros e de fazer rotação com a cabeça contra uma resistência imposta, buscando atrofia muscular e queda de ombro.
VII - Para examinar o nervo hipoglosso, a força da língua é testada pedindo-se ao paciente para que empurre sua ponta contra a bochecha, para ambos os lados, contra resistência do dedo do examinador, observando a presença de desvio, atrofia ou tremores na protusão da língua.

Essa pergunta também está no material:

Roteiro exame físico neurológico
6 pág.

Saúde do Adulto Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Respostas

1 pessoa visualizou e tirou sua dúvida aqui
User badge image

Ed Verified user icon

O exame dos nervos cranianos é feito por meio de uma avaliação clínica realizada pelo médico. Para examinar cada nervo craniano, são realizados testes específicos, como: I - Para examinar o nervo trigêmeo, o examinador deve pedir ao paciente para abrir a boca amplamente e tentar fechá-la. II - Para examinar o nervo facial, o examinador avalia a simetria dos movimentos faciais enquanto o paciente sorri, assobia, franze as sobrancelhas e cerra as pálpebras. III - Para examinar o nervo vestibulococlear, deve-se testar a audição por meio do som de um relógio, um sussurro ou estalar dos dedos e avaliar o equilíbrio do paciente. IV - Para examinar o nervo glossofaríngeo, o paciente deve abrir a boca e dizer 'ah', observando a elevação e a contração do palato mole e da úvula, além de avaliar a capacidade do paciente de discriminar entre o gosto doce e o salgado no terço posterior da língua. V - Para examinar o nervo vago, o examinador deve tocar a parte posterior da língua com um abaixador, ou estimular a faringe posterior para desencadear o reflexo de vômito, além de observar a presença de rouquidão e a simetria da úvula e do palato mole. VI - Para examinar o nervo acessório, o examinador deve avaliar a capacidade do paciente de encolher os ombros e de fazer rotação com a cabeça contra uma resistência imposta, buscando atrofia muscular e queda de ombro. VII - Para examinar o nervo hipoglosso, a força da língua é testada pedindo-se ao paciente para que empurre sua ponta contra a bochecha, para ambos os lados, contra resistência do dedo do examinador, observando a presença de desvio, atrofia ou tremores na protusão da língua.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina