Buscar

O potencial de repouso é determinado pelos gradientes de concentração de íons na membrana e através de sua permeabilidade para cada íon. O potencia...

O potencial de repouso é determinado pelos gradientes de concentração de íons na membrana e através de sua permeabilidade para cada íon. O potencial de ação nada mais é do que a capacidade das células conduzirem sinais elétricos e, assim, conduzirem informações umas às outras, sendo crucial para a sobrevivência. No potencial de ação, há uma inversão, uma mudança abrupta e transitória do potencial elétrico de repouso da célula excitável, onde a célula passa de – 70 mv a + 30 mv, ocorrendo uma ampla despolarização do potencial elétrico dessa célula. Essa despolarização é causada por transientes iônicos através da membrana frente a estímulos que atinjam o limiar de excitabilidade da célula. Assim como no potencial de repouso, no potencial de ação também há um íon que “domina”, e esse íon é o Na+. A imagem apresenta o potencial de repouso e de ação que ocorre no neurônio durante o impulso nervoso. Levando em consideração as informações do texto e da figura, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. Entre um impulso nervoso e outro, antes do estímulo e após a repolarização, a membrana do neurônio se encontra em potencial de repouso, em que a carga interna é negativa e externa é positiva, ou seja, polarizada. PORQUE II. Após o estímulo, ocorre a despolarização da membrana, com influxo de sódio transformando a carga interna positiva (potencial de ação). Sequencialmente ocorre a repolarização, com a saída de íons potássio, e sequencialmente, ativação da bomba sódio e potássio, transportando sódio para o meio externo e potássio para o meio interno do neurônio, retomando seu potencial de repouso. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: Alternativas Alternativa 1: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. Alternativa 2: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. Alternativa 3: A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. Alternativa 4: A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. Alternativa 5: As asserções I e II são proposições falsas.

💡 2 Respostas

User badge image

Livia

A resposta correta é Alternativa 1: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.


A asserção I é verdadeira porque o potencial de repouso do neurônio é caracterizado pela carga interna negativa e externa positiva. Essa diferença de potencial é mantida pela bomba de sódio e potássio, que bombeia íons sódio para fora da célula e íons potássio para dentro da célula.


A asserção II também é verdadeira e é uma justificativa correta da asserção I. Após o estímulo, ocorre a despolarização da membrana, com influxo de íons sódio. Esse influxo de íons sódio inverte a polaridade da membrana, tornando a carga interna positiva. A repolarização ocorre com a saída de íons potássio, que restaura a carga interna negativa. A bomba de sódio e potássio é responsável por manter o potencial de repouso do neurônio após o impulso nervoso.


Portanto, as duas asserções são verdadeiras e a asserção II é uma justificativa correta da asserção I.


Aqui está uma explicação mais detalhada de cada asserção:


Asserção I:


Entre um impulso nervoso e outro, antes do estímulo e após a repolarização, a membrana do neurônio se encontra em potencial de repouso, em que a carga interna é negativa e externa é positiva, ou seja, polarizada.


Essa asserção é verdadeira porque o potencial de repouso do neurônio é caracterizado pela carga interna negativa e externa positiva. Essa diferença de potencial é mantida pela bomba de sódio e potássio, que bombeia íons sódio para fora da célula e íons potássio para dentro da célula.


Asserção II:


Após o estímulo, ocorre a despolarização da membrana, com influxo de sódio transformando a carga interna positiva (potencial de ação). Sequencialmente ocorre a repolarização, com a saída de íons potássio, e sequencialmente, ativação da bomba sódio e potássio, transportando sódio para o meio externo e potássio para o meio interno do neurônio, retomando seu potencial de repouso.


Essa asserção também é verdadeira e é uma justificativa correta da asserção I. Após o estímulo, ocorre a despolarização da membrana, com influxo de íons sódio. Esse influxo de íons sódio inverte a polaridade da membrana, tornando a carga interna positiva. A repolarização ocorre com a saída de íons potássio, que restaura a carga interna negativa. A bomba de sódio e potássio é responsável por manter o potencial de repouso do neurônio após o impulso nervoso.


1
Dislike0
User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a alternativa 1: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. A primeira asserção está correta, pois antes do estímulo e após a repolarização, a membrana do neurônio se encontra em potencial de repouso, em que a carga interna é negativa e externa é positiva, ou seja, polarizada. A segunda asserção também está correta, pois após o estímulo, ocorre a despolarização da membrana, com influxo de sódio transformando a carga interna positiva (potencial de ação). Sequencialmente ocorre a repolarização, com a saída de íons potássio, e sequencialmente, ativação da bomba sódio e potássio, transportando sódio para o meio externo e potássio para o meio interno do neurônio, retomando seu potencial de repouso. A II é uma justificativa correta da I, pois a repolarização é necessária para que a célula volte ao potencial de repouso.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais