Buscar

Potencial de Membrana em Repouso - Resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
DATA: 06/04/2015
DEPARTAMENTO DE SAÚDE
CURSO DE ODONTOLOGIA
DISCIPLINA: FISIOLOGIA HUMANA 
RESUMÃO: POTENCIAL DE MEMBRANA
EM REPOUSO
O que caracteriza uma célula em repouso é a diferença entre as cargas elétricas nos meios intra e extracelular, sendo que o meio intracelular é negativo. A esse potencial se dá o nome de potencial de membrana em repouso. O potencial da membrana em repouso pode variar entre -70 e -90 mV, podendo ser medido por um voltímetro e variando de célula para célula. Esse potencial é definido por alguns fatores, como a diferença nas concentrações de íons no LIC e no LEC, sendo que os íons mais importantes são o Potássio e o Sódio, e também pela diferença na permeabilidade desses íons na membrana (isso está ligado à quantidade de canais iônicos de cada íon).
Esse potencial é principalmente determinado pelo K+, porque a membrana possui mais canais iônicos para o K+, e menos para o Na+, ou seja, a membrana é mais permeável ao K+ e menos para o Na+. Essa permeabilidade maior do potássio explica o fato de o potencial da membrana em repouso estar mais próxima do potencial de equilíbrio do potássio, que é de aproximadamente -90 mV.
Pode-se afirmar também que a bomba de sódio e potássio contribui diretamente com o potencial, já que ela bombeia três íons de sódio para o LEC e apenas dois íons de potássio para o LIC, causando uma passagem maior de carga positiva para o LEC.

Continue navegando