Buscar

A conduta da equipe de atenção domiciliar diante de um bebê recém-nascido a termo, ictérico a partir do seu 4º dia de vida, com bom estado geral, a...

A conduta da equipe de atenção domiciliar diante de um bebê recém-nascido a termo, ictérico a partir do seu 4º dia de vida, com bom estado geral, ativo, afebril, acianótico, normocorado, eupnéico e normocardíaco, é:


Referenciar para uma unidade hospitalar para melhor avaliação dos níveis de bilirrubunias totais e frações (BTF), hematócrito (HT), hemoglobina (HB), reticulócitos e prova de Coombs direto.
Referenciar para internação hospitalar para a realização de fototerapia ou exsanguíneotransfusão.
Orientar os pais sobre a necessidade de fototerapia e administração de gamaglobulina endovenosa.
Esclarecer aos pais a natureza fisiológica do quadro e que o acompanhamento do bebê poderá ser realizado no próprio domicílio.
Avaliar a função hepática com dosagem de TGO-TGP devido a hepatite neonatal associada.

Essa pergunta também está no material:

Abordagem do recém-nascido Programa Mais Médicos
3 pág.

Medicina Universidade Federal de Mato Grosso do SulUniversidade Federal de Mato Grosso do Sul

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A conduta mais adequada da equipe de atenção domiciliar diante de um bebê recém-nascido a termo, ictérico a partir do seu 4º dia de vida, com bom estado geral, ativo, afebril, acianótico, normocorado, eupnéico e normocardíaco é referenciar para uma unidade hospitalar para melhor avaliação dos níveis de bilirrubinas totais e frações (BTF), hematócrito (HT), hemoglobina (HB), reticulócitos e prova de Coombs direto. A avaliação médica é importante para determinar a causa da icterícia e a necessidade de tratamento, como fototerapia ou exsanguíneotransfusão. É importante esclarecer aos pais a natureza fisiológica do quadro e que o acompanhamento do bebê poderá ser realizado no próprio domicílio.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais