Buscar

O refúgio é um instituto do Direito Internacional Público que resulta na colocação de um estrangeiro em situação especial de acolhimento como, por ...

O refúgio é um instituto do Direito Internacional Público que resulta na colocação de um estrangeiro em situação especial de acolhimento como, por exemplo, em função de perseguição, face a um Estado, por suas opiniões políticas, nacionalidade, etnia ou religião, por conta da necessidade de proteção contra algo de que é vítima em seu próprio país. No Brasil, a legislação de proteção de direitos aos refugiados passou a ser adotada, inicialmente, a partir da adesão do Estado brasileiro à Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948, bem como pela ratificação da Convenção do Estatuto dos Refugiados de 1951. Como matéria especial à temática dos refugiados, foi publicada a Lei nº 9.474/1997, a qual passou a definir os mecanismos à implementação do Estatuto dos Refugiados no país. 

No que diz respeito ao instituto do refúgio, assinale a alternativa correta.​​​​​​​

A. 

O Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) é um órgão colegiado, vinculado ao Ministério das Relações Internacionais, que delibera sobre as solicitações de reconhecimento da condição de refugiado no Brasil, devendo estar em consonância com o Estatuto dos Refugiados de 1951. 

B. 

É de competência do Conare analisar os pedidos de reconhecimento da condição de refugiado, realizar ações para a proteção eficaz, assistência e auxílio jurídico aos refugiados e determinar a perda, como órgão especial, em última instância, da condição de refugiado. 

C. 

A ato que marca a abertura do procedimento de solicitação do reconhecimento da condição de refugiado, é a notificação expedida pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), a pedido do Ministro da Justiça do Brasil, para que o solicitante preste esclarecimentos. 

D. 

Depois de recebido o pedido de refúgio, a Polícia Federal expedirá protocolo em favor do solicitante, que permitirá sua permanência no país até deliberação final do processo de reconhecimento de refúgio e possibilitará a expedição de carteira de trabalho provisória no país. 

E. 

O refugiado regularmente registrado no Brasil pode sofrer expulsão caso venha a cometer crimes comuns na modalidade dolosa, o que implica em sua retirada para o país de sua nacionalidade, cessando sua condição de refugiado, voltando a valer-se de proteção do país de que é nacional.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A: O Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) é um órgão colegiado, vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, que delibera sobre as solicitações de reconhecimento da condição de refugiado no Brasil, devendo estar em consonância com o Estatuto dos Refugiados de 1951.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais