Buscar

Responda às questões sobre células e organelas celulares: 01. Que tipo de células (procariontes e eucariontes) podemos encontrar o Retículo Endopla...

Responda às questões sobre células e organelas celulares:
01. Que tipo de células (procariontes e eucariontes) podemos encontrar o Retículo Endoplasmático?
02. Quais são as funções do retículo endoplasmático rugoso?
03. Síntese de ácidos graxos, fosfolipídios e hormônios esteroides e produção de hormônios sexuais esteroides (testosterona, estrógeno e progesterona) são funções de qual organela celular?
04. Observe a figura abaixo. Diferencie as estruturas quanto a presença de ribossomos.
05. Os ribossomos livre no citoplasma ou ligados ao R.E. que produzem proteínas do citoesqueleto, ou seja, proteínas da própria célula?
06. Descreva a estrutura do complexo golgiense?
07. Cite um tipo de célula do organismo humano que deve ser muito rico em Complexo de Golgi.
08. Diferencie as faces cis e trans do complexo de Golgi quanto a localização.
09. Formação das membrana dos lisossomos, formação do acrossoma do espermatozoide e da lamela média da parede celular das células vegetais é função de qual organela celular?
10. A insulina e o glucagon são hormônios proteicos que controlam a glicose no sangue. Esses hormônios são produzidas pelos ribossomos do R. E. rugoso – passam para o complexo de Golgi e depois são secretados. Quais são as células que produzem e secretam, respectivamente, a insulina e o glucagon?
11. A bile é produzida nas células hepáticas. Pesquise na internet a função da bile no processo digestório.
12. Proteínas como o colágeno são produzidas, por exemplo, nas células denominadas fibroblastos no tecido conjuntivo. Descreva o papel do Retículo Endoplasmático Rugoso e do aparelho de Golgi na sua produção e secreção.
13. O que são peroxissomos? Que tipos celulares podem ser encontrados?
14. Qual a função da catalase? Em qual organela celular é encontrada?
15. Pesquise o que são ácidos graxos. Cite 4 exemplos desses compostos.
16. Qual o nome da membrana do vacúolo de suco celular encontrado nas células vegetais?
17. Qual a função do vacúolo pulsátil encontrado em protozoários de água doce?
18. As células adiposas são ricas em lipídeos. Em qual organela essa substância é armazenada?
19. Coloque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. Escolha apenas uma falsa e reescreva abaixo a forma correta. a. ( ) Retículo endoplasmático liso possui ribossomos

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

01. O Retículo Endoplasmático pode ser encontrado em células eucariontes. 02. O retículo endoplasmático rugoso é responsável pela síntese de proteínas e pela modificação e transporte de proteínas para outras organelas ou para a membrana celular. 03. A síntese de ácidos graxos, fosfolipídios e hormônios esteroides e produção de hormônios sexuais esteroides (testosterona, estrógeno e progesterona) são funções do Complexo de Golgi. 04. A estrutura com ribossomos é o retículo endoplasmático rugoso, enquanto a estrutura sem ribossomos é o retículo endoplasmático liso. 05. Os ribossomos livres no citoplasma ou ligados ao R.E. produzem proteínas da própria célula. 06. O complexo golgiense é composto por uma série de sacos membranosos achatados, chamados de cisternas, que são empilhados em camadas. 07. As células secretoras, como as células do pâncreas e as células da glândula mamária, são ricas em Complexo de Golgi. 08. A face cis do complexo de Golgi está localizada próxima ao retículo endoplasmático rugoso, enquanto a face trans está localizada próxima à membrana plasmática. 09. A formação das membranas dos lisossomos, formação do acrossomo do espermatozoide e da lamela média da parede celular das células vegetais é função do Complexo de Golgi. 10. As células beta do pâncreas produzem e secretam insulina, enquanto as células alfa do pâncreas produzem e secretam glucagon. 11. A bile é produzida no fígado e armazenada na vesícula biliar. Ela ajuda na digestão de gorduras no intestino delgado. 12. O Retículo Endoplasmático Rugoso é responsável pela síntese de proteínas, enquanto o Complexo de Golgi é responsável pela modificação e transporte dessas proteínas para outras organelas ou para a membrana celular. 13. Os peroxissomos são organelas celulares responsáveis pela degradação de ácidos graxos e outras moléculas tóxicas. Eles podem ser encontrados em células eucariontes. 14. A catalase é uma enzima que ajuda a decompor o peróxido de hidrogênio em água e oxigênio. Ela é encontrada nos peroxissomos. 15. Os ácidos graxos são moléculas de lipídios que são importantes para a produção de energia e para a síntese de outras moléculas, como fosfolipídios e hormônios esteroides. Exemplos de ácidos graxos incluem ácido palmítico, ácido esteárico, ácido oleico e ácido linoleico. 16. A membrana do vacúolo de suco celular encontrado nas células vegetais é chamada de tonoplasto. 17. O vacúolo pulsátil encontrado em protozoários de água doce ajuda a regular o equilíbrio osmótico da célula. 18. Os lipídios são armazenados em gotículas lipídicas, que são organelas encontradas no citoplasma das células adiposas. 19. (F) O Retículo Endoplasmático Liso não possui ribossomos.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais