Buscar

Análise crítica e sistemática da qualidade da Atenção à Saúde, tendo como foco os usuários dos serviços de saúde, em um contexto favorável à melhor...

Análise crítica e sistemática da qualidade da Atenção à Saúde, tendo como foco os usuários dos serviços de saúde, em um contexto favorável à melhoria da eficácia clínica, objetivando maximizar os resultados clínicos. Como você realizaria uma auditoria clínica? O primeiro passo seria conhecer, a partir de indicadores vinculados, a qualidade e a resolutividade da atenção, ou seja, a realidade que se pretende observar. Por exemplo, pense em você como um gestor de uma unidade hospitalar que busca entender, a partir de reunião com a equipe e da avaliação de prontuários, os motivos que concorrem para que os pacientes em acompanhamento ambulatorial sejam tão frequentes na emergência da unidade hospitalar.

A auditoria clínica é uma análise crítica e sistemática da qualidade da Atenção à Saúde, tendo como foco os usuários dos serviços de saúde, em um contexto favorável à melhoria da eficácia clínica, objetivando maximizar os resultados clínicos.
O primeiro passo para realizar uma auditoria clínica é conhecer, a partir de indicadores vinculados, a qualidade e a resolutividade da atenção, ou seja, a realidade que se pretende observar.
Um exemplo de auditoria clínica é a avaliação dos motivos que concorrem para que os pacientes em acompanhamento ambulatorial sejam tão frequentes na emergência da unidade hospitalar.

Essa pergunta também está no material:

PDF Cartilha explicativa - Ferramentas de Microgestão nas Redes de Atenção à Saúde
6 pág.

Saúde Coletiva Biológicas / SaúdeBiológicas / Saúde

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Para realizar uma auditoria clínica, é necessário seguir alguns passos importantes, como: 1. Definir o objetivo da auditoria: é importante ter clareza sobre o que se pretende avaliar e quais são os resultados esperados. 2. Selecionar os indicadores: os indicadores são ferramentas que permitem avaliar a qualidade da atenção à saúde. Eles devem ser escolhidos de acordo com o objetivo da auditoria e com as necessidades da unidade hospitalar. 3. Coletar os dados: é preciso coletar informações sobre os pacientes, os profissionais de saúde, os processos e os resultados da atenção à saúde. Esses dados podem ser obtidos por meio de entrevistas, observações, revisão de prontuários e outros métodos. 4. Analisar os dados: os dados coletados devem ser analisados de forma crítica e sistemática, a fim de identificar os pontos fortes e fracos da atenção à saúde e as oportunidades de melhoria. 5. Elaborar um relatório: o relatório da auditoria deve apresentar os resultados da análise de forma clara e objetiva, destacando os principais achados e as recomendações para a melhoria da qualidade da atenção à saúde. 6. Implementar as recomendações: as recomendações da auditoria devem ser implementadas de forma efetiva, com o envolvimento dos profissionais de saúde e a monitorização dos resultados.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais