Buscar

1-     Conceitue os choques cardiogênico, hipovolêmico, séptico, anafilático e neurogênico?

💡 1 Resposta

User badge image

everson.goncalves

Choque cardiogênico: tem como causa uma falha no coração, que, por sua vez, pode decorrer de um infarto agudo do miocárdio, de arritmias ventriculares, tamponamento cardíaco (compressão extrínseca do coração por sangue) ou por trombo embolia pulmonar. O coração torna-se incapaz de bombear adequadamente o sangue para todos os tecidos e o débito cardíaco torna-se bastante reduzido. Quando um infarto cardíaco é sua causa, esse choque pode gerar SIRS, e microscopicamente haverá edema intersticial e coagulação intravascular.


Choque hipovolêmico: ocorre devido à perda súbita e aguda de grande quantidade do volume de sangue ou volume plasmático. Pode ter como causa sangramentos intensos (hemorragia) decorrentes de traumatismos, cirurgias ou ruptura de grandes vasos, e perda de plasma por grandes queimaduras ou desidratação por diarreia ou calor excessivo.

 

Choque séptico: provocado geralmente por infecções bacterianas. Por haver inflamação, há liberação de mediadores inflamatórios e pode ocorrer desenvolvimento de SIRS. Produz uma vasodilatação arterial generalizada e, consequentemente, acúmulo de sangue venoso.

 

 Choque anafilático: é um choque em que também ocorre vasodilatação arterial sistêmica associada a aumento da permeabilidade vascular. Neste caso, porém, o choque é desencadeado por reação de hipersensibilidade (alergia) mediada pela imunoglobulina E (IgE). Portanto, é uma reação antígeno–anticorpo que provoca liberação de diversas substâncias. A gravidade do quadro se dá pela dilatação de grande número de vasos, o que resulta em redução da pressão arterial sistêmica e do retorno venoso ao coração.

 

Choque neurogênico: é o último choque que leva à vasodilatação sistêmica, neste caso devido a redução do tônus vascular de artérias e veias, queda da resistência vascular periférica e redução do retorno venoso ao coração. Ocorre uma desregulação neurogênica por afecção aguda do sistema nervoso central, como numa lesão da medula espinhal, ou associado a anestesia. É pouco frequente.

 


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais