Logo Passei Direto
Buscar
A equivalência de fluxo de caixa depende da taxa de juro e, se dois fluxos são equivalentes a certa taxa, essa equivalência deixará de existir se a taxa for alterada. Considerando os conceitos envolvendo a equivalência de fluxo de caixa, é correto afirmar que:

Se os fluxos possuem montantes diferentes, a uma taxa de juros, os seus valores atuais após n períodos serão necessariamente iguais.
Para avaliarmos a equivalência entre fluxos de caixa precisamos calcular o montante de cada fluxo.
Dois fluxos são equivalentes a certa taxa se o resultado do valor atual de cada fluxo for diferente.
Se os fluxos possuem o mesmo valor atual, a uma taxa de juros, os seus montantes após n períodos serão necessariamente iguais.
A equivalência entre fluxos de caixa ocorrerá sempre que a taxa e o período de aplicação for igual em todos os fluxos.
A) Somente a afirmativa I está correta.
B) Somente a afirmativa II está correta.
C) Somente a afirmativa III está correta.
D) Somente a afirmativa IV está correta.
E) Somente a afirmativa V está correta.
User badge image
Desafios para Aprender

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. Se os fluxos possuem montantes diferentes, a uma taxa de juros, os seus valores atuais após n períodos serão necessariamente iguais. Falso. Se os montantes são diferentes, seus valores atuais não serão iguais, mesmo que a taxa de juros seja a mesma. II. Para avaliarmos a equivalência entre fluxos de caixa precisamos calcular o montante de cada fluxo. Falso. Para avaliar a equivalência, precisamos calcular o valor presente (ou valor atual) de cada fluxo, não apenas o montante. III. Dois fluxos são equivalentes a certa taxa se o resultado do valor atual de cada fluxo for diferente. Falso. Se os fluxos são equivalentes, seus valores atuais devem ser iguais. IV. Se os fluxos possuem o mesmo valor atual, a uma taxa de juros, os seus montantes após n períodos serão necessariamente iguais. Verdadeiro. Se os valores atuais são iguais e a taxa de juros é a mesma, os montantes futuros também serão iguais. V. A equivalência entre fluxos de caixa ocorrerá sempre que a taxa e o período de aplicação for igual em todos os fluxos. Verdadeiro. Se a taxa e o período de aplicação são iguais, a equivalência se mantém. Com base nas análises, a única afirmativa correta é a IV e a V. No entanto, como a pergunta pede apenas uma afirmativa correta, a alternativa que contém a afirmativa correta é: D) Somente a afirmativa IV está correta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra D) Somente a afirmativa IV está correta. A afirmativa IV está correta, pois se os fluxos possuem o mesmo valor atual, a uma taxa de juros, os seus montantes após n períodos serão necessariamente iguais. As demais afirmativas estão incorretas, pois: - A afirmativa I está incorreta, pois se os fluxos possuem montantes diferentes, a uma taxa de juros, os seus valores atuais após n períodos não serão necessariamente iguais. - A afirmativa II está incorreta, pois para avaliarmos a equivalência entre fluxos de caixa precisamos calcular o valor atual de cada fluxo, e não o montante. - A afirmativa III está incorreta, pois dois fluxos são equivalentes a certa taxa se o resultado do valor atual de cada fluxo for igual, e não diferente. - A afirmativa V está incorreta, pois a equivalência entre fluxos de caixa não ocorrerá sempre que a taxa e o período de aplicação for igual em todos os fluxos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. Quanto à natureza, as rendas podem ser temporárias e vitalícias.
II. Quanto ao valor dos pagamentos uma renda pode ser apenas variável.
III. Quanto à forma, os pagamentos se classificam em imediatos e diferidos.
IV. Quanto à periodicidade as rendas podem ser periódicas e não periódicas.

A) V, F, V, F
B) F, F, V, V
C) V, F, V, V
D) F, V, V, F
E) V, V, F, F

Mais conteúdos dessa disciplina