Buscar

Mosaicismo e quimerismo?

💡 7 Respostas

User badge image

Pablo Chaves

Quimerismo: 

Na verdade, além do que sugere o nome, quimerismo é nome do fenômeno dado quando ocorre a junção de duas ou mais células geneticamente distintas que teve origem em diferentes zigotos. Se caso surgirem células distintas em um mesmo zigoto é chamado de mosaíco.

O quimerismo e mosaicismo estão implícitos na lei para julgamento em casos de dispensa de suspeito por falta de compatibilidade com as amostras de DNA encontradas na cena do crime ou a isenção de pagamento de pensão alimentícia pela exclusão de paternidade.
O caso que vou relatar aqui é de acordo com artigo na implicação da lei:

a) O quimerismo genético congênito: quando um indivíduo detém dois códigos genéticos distintos, em seu organismo, distribuídos aleatoriamente nos diversos órgãos e tecidos, provenientes da fusão de dois embriões diferentes;

Citando casos, temos a mãe na época com 26 anos, Lydia Fairchild uma quimera congênita, veio solicitar o benefício assistencial no Departamento de Serviços Sociais do Estado de Washington nos EUA.  Intrigante é que no caso, os filhos não presentavam compatibilidade genética da mãe porém, eram compatíveis com a genética do avô materno ou seja: o pai de Lydia era mãe de seus próprios netos.

Quimera é um termo de referência a mitologia grega: quimeras são criaturas, segundo a mitologia, são uma fusão de um ou mais animais, dando-lhe aspectos multifacetados de cada animal,  geralmente representados por um animal corpo de leão, patas traseiras de um quadrúpede (boi, cervo), duas ou mais cabeças de animais distintos.
O caso pode ocorrer também na realidade: diferente do citado acima, Vênus a gata tem uma formação genética interessante:

  Vênus nasceu com que parece uma junção de seu irmão e acabou por nascer com drásticas mudanças na aparência: perfeitamente simétrico, um lado da face é preta com olho verde e outro lado é laranja com tons diferentes e com olho azul. Pelo que especula é mais um caso de quimerismo, apesar de alguns especularem ser um mosaicismo (quando o mesmo zigoto tem diferentes DNAs).

 

3
Dislike0
User badge image

Pablo Chaves

Mosaico: 

O mosaicismo é o nome que se dá a uma falha genética durante o desenvolvimento do embrião.

No mosaicismo, um mesmo indivíduo possui dois ou mais tipos de linhagens celulares diferentes, mas ao contrário do quimerismo, é consequência de modificações nas células de um único embrião, quase sempre como consequência de perda ou duplicação de cromossomos.

Na presença do mosaicismo, a proporção de células normais e alteradas pode variar de tecido para tecido, a depender da fase do desenvolvimento embrionário em que ocorreu o defeito genético.

As consequências desta condição podem levar a abortos espontâneos, como podem também passar desapercebidas, quando a proporção de células normais for suficientemente alta para diluir o efeito das defeituosas.

Estudos afirmam que o mosaicismo pode ser a principal causa de malformações e doenças genéticas na espécie humana como a síndrome de Down, e até mesmo a predisposição à doença de Alzheimer.

2
Dislike0
User badge image

jenny ulrich

Mosaicismo: individuo que possui dois tipos de células diferentes (em número cromossomico) a partir de um zigoto unico.

Quimerismo: dois tipos de células, advindas de zigotos diferentes, no mesmo indivíduo.

1
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais