Buscar

10-(UFMT) Nas reações químicas, a quantidade de calor liberada ou absorvida pela transformação é denominada calor de reação. Se uma reação é: (0) e...

10-(UFMT) Nas reações químicas, a quantidade de calor liberada ou absorvida pela transformação é denominada calor de reação. Se uma reação é: (0) exotérmica, o sistema perde calor e a vizinhança ganha a mesma quantidade perdida pelo sistema. (1) endotérmica, o sistema ganha calor e a vizinhança perde a mesma quantidade recebida pelo sistema. (2) exotérmica, sua entalpia final é menor que sua entalpia inicial, logo sua variação de entalpia (?H) é menor que zero. (3) endotérmica, sua entalpia final é maior que sua entalpia inicial, logo sua variação de entalpia (?H) é maior que zero. Aponte a(s) alternativa(s) correta(s).

(0) exotérmica, o sistema perde calor e a vizinhança ganha a mesma quantidade perdida pelo sistema.
(1) endotérmica, o sistema ganha calor e a vizinhança perde a mesma quantidade recebida pelo sistema.
(2) exotérmica, sua entalpia final é menor que sua entalpia inicial, logo sua variação de entalpia (?H) é menor que zero.
(3) endotérmica, sua entalpia final é maior que sua entalpia inicial, logo sua variação de entalpia (?H) é maior que zero.
a) II e III.
b) I e IV.
c) II, III e VI.
d) I, IV e V.
e) I, III e V.

Essa pergunta também está no material:

Quimica
5 pág.

Química Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) I e IV. A afirmativa (0) está correta, pois em uma reação exotérmica, o sistema perde calor e a vizinhança ganha a mesma quantidade perdida pelo sistema. Já a afirmativa (1) está incorreta, pois em uma reação endotérmica, o sistema ganha calor e a vizinhança perde a mesma quantidade recebida pelo sistema. A afirmativa (2) está correta, pois em uma reação exotérmica, a entalpia final é menor que a entalpia inicial, logo a variação de entalpia (?H) é menor que zero. Por fim, a afirmativa (3) está incorreta, pois em uma reação endotérmica, a entalpia final é maior que a entalpia inicial, logo a variação de entalpia (?H) é maior que zero.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais