Buscar

Quanto ao câncer colorretal e aos tumores de canal anal, assinale a afirmativa correta. A) O câncer colorretal hereditário não polipose (HNPCC) c...

Quanto ao câncer colorretal e aos tumores de canal anal, assinale a afirmativa correta.


A) O câncer colorretal hereditário não polipose (HNPCC) constitui a principal síndrome hereditária não polipose, responsável por 5 a 10% do total dos casos de câncer colorretal.
B) A Síndrome de Peutz-Jeghers é herdada de forma autossômica recessiva, caracterizada por múltiplos pólipos hamartomatosos gastrintestinais e áreas de hiperpigmentação mucocutânea.
C) Na Síndrome de Peutz-Jeghers, caracterizada por múltiplos pólipos hamartomatosos gastrintestinais e áreas de hiperpigmentação mucocutânea, não existe associação a outras manifestações como tumores ovarianos e pólipos de vesícula biliar e mucosa anal.
D) Os carcinomas que se localizam acima da linha pectínea são os carcinomas de células escamosas queratinizadas (epidermoides), e são os tumores mais comuns do canal anal.
E) Os pólipos da polipose colônica adenomatosa familiar não apresentam risco de malignização.

Essa pergunta também está no material:

caderno prova a 2010 UFMT
27 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) A Síndrome de Peutz-Jeghers é herdada de forma autossômica recessiva, caracterizada por múltiplos pólipos hamartomatosos gastrintestinais e áreas de hiperpigmentação mucocutânea. A alternativa A está incorreta, pois o câncer colorretal hereditário não polipose (HNPCC) é responsável por cerca de 3 a 5% dos casos de câncer colorretal. A alternativa C está incorreta, pois a Síndrome de Peutz-Jeghers está associada a outras manifestações, como tumores ovarianos e pólipos de vesícula biliar e mucosa anal. A alternativa D está incorreta, pois os carcinomas que se localizam acima da linha pectínea são os carcinomas de células escamosas não queratinizadas, e não os tumores mais comuns do canal anal. A alternativa E está incorreta, pois os pólipos da polipose colônica adenomatosa familiar apresentam risco de malignização.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais