Buscar

Um dos principais pensadores do Estado e das relações de poder que nele se travam foi o filósofo italiano Nicolau Maquiavel. Em sua conhecida obra ...

Um dos principais pensadores do Estado e das relações de poder que nele se travam foi o filósofo italiano Nicolau Maquiavel. Em sua conhecida obra O príncipe, ele tratou de discorrer sobre as virtudes que o governante precisa ter, observando o comportamento humano em suas relações sociais e políticas. Leia o seguinte excerto de sua obra:


"Nasce daqui uma questão: se vale mais ser amado que temido ou temido que amado. Responde-se que ambas as coisas seriam de desejar; mas porque é difícil juntá-las, é muito mais seguro ser temido que amado, quando haja de faltar uma das duas. Porque dos homens se pode dizer, duma maneira geral, que são ingratos, volúveis, simuladores, covardes e ávidos de lucro, e enquanto lhes fazes bem são inteiramente teus, oferecem-te o sangue, os bens, a vida e os filhos, quando, como acima disse, o perigo está longe; mas quando ele chega, revoltam-se" (MAQUIAVEL, 2011).


A partir de seu estudo do comportamento humano na relação social e política, pode-se dizer que Maquiavel define o homem como um ser:


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A partir do estudo do comportamento humano na relação social e política, Maquiavel define o homem como um ser ingrato, volúvel, simulador, covarde e ávido de lucro.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais