Buscar

PROVA ONLINE NOVEMBRO DIVA

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
			Disc. Modular:  SERVIÇO SOCIAL - MÓDULO 1.2
	Avaliação: SEB4718_AE2_201412108871 V.1 (RE)  
	Critério: AE2
	Aluno: DIVA MARQUES DE QUEVEDO COLOMBO
	201412108871
	Nota da Prova: 10,0 de 10,0
	Data: 01/11/2017 08:50:38 (F)
	 
		
	FILOSOFIA
	 
	 
	 1a Questão (Ref.: 628227)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Marque a alternativa correta sobre o pensamento de relevantes filósofos europeus.
		
	
	Para Hobbes, o homem nasce bom, a sociedade é que o corrompe, portanto, defende as ideias de uma política socialista.
	
	Para Montaigne, somente a Igreja, por meio da fé, pode traçar os caminhos da filosofia.
	 
	Para Maquiavel, a sorte e a esperteza são as principais qualidades de um príncipe; a partir delas é que se torna possível conquistar e manter o poder.
	
	Maquiavel escreveu um livro intitulado O Príncipe, tentando elaborar teorias a respeito do que seria uma boa atuação de um príncipe. O foco do autor é construir um governo virtuoso e honesto.
	
	Para Rousseau o homem nasce mau e por isso é fundamental ter um Estado para controlar a humanidade.
		
	
	 2a Questão (Ref.: 588427)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na República, livro VII, "Platão utilizou a linguagem mítica para mostrar o quanto os cidadãos estavam presos a certas crendices e superstições. A história narra a vida de alguns homens que nasceram e cresceram dentro de uma caverna e ficavam voltados para o fundo dela. Ali contemplavam uma réstia de luz que refletia sombras no fundo da parede. Esse era o seu mundo. Certo dia, um dos habitantes resolveu voltar-se para o lado de fora da caverna e logo ficou cego devido à claridade da luz. E, aos poucos, vislumbrou outro mundo com natureza, cores, "imagens" diferentes do que estava acostumado a "ver". Voltou para a caverna para narrar o fato aos seus amigos, mas eles não acreditaram nele e revoltados com a "mentira", o mataram." (Pablo Fabiano B. Carneiro)
De acordo com esse texto de Platão, marque a alternativa incorreta.
		
	
	O mito da caverna é pensado a partir da vida dos homens e está vinculado a uma maneira de viver.
	
	O Mito da Caverna é um convite permanente à reflexão.
	
	Platão divide o mundo em duas realidades: a sensível, que se percebe pelos sentidos, e a inteligível (o mundo das ideias).
	 
	A alegoria mostra que para o homem chegar à Verdade, deve procurar o prazer e atender aos sentidos.
	
	O ser humano deveria procurar o mundo da verdade para que consiga atingir o bem maior para sua vida.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 628281)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale a alternativa incorreta sobre a relação entre os filósofos e seus pensamentos.
		
	
	Os Sofistas centravam seu pensamento na retórica, persuasão e na lógica do argumentar melhor (convencer).
	
	Epicuro teorizou sobre a felicidade buscando ser simples (austeridade).
	
	Sócrates acreditava na essência humana, em sua alma. A maiêutica foi um método da escola socrática que buscava o conhecimento por meio das reflexões propostas por Sócrates.
	 
	Aristóteles não aceitava as experiências e o sentido como um caminho para verdade, portanto fez questão de separar corpo e alma.
	
	Platão buscava a verdade por meio da dialética. A razão ajudaria o homem a sair da ignorância (caverna).
		
	
	 4a Questão (Ref.: 588424)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo Aristóteles: "a virtude constitui a raiz de onde decola a ação conforme o bem, o prazer é o seu acompanhamento natural e a prosperidade a sua condição prévia normal". De acordo com o conceito, assinale a alternativa correta.
		
	
	A virtude é a ação que busca um caminho exato, ou de excesso ou de falta.
	 
	A atitude virtuosa é o único caminho para se alcançar a felicidade. Para se tornar virtuoso, é preciso que a prática da virtude seja sempre repetida para gerar um aprendizado.
	
	O homem que busca a felicidade deve caminhar por uma vida de vícios.
	
	Não existe caminho para se chegar à felicidade.
	
	O contrário da virtude é o vício. O maior dos vícios é estar no caminho do meio, sem se decidir claramente por um dos lados.
		
	
	 5a Questão (Ref.: 588438)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia atentamente as afirmações abaixo.
I. Tanto a mitologia quanto a filosofia inicial buscavam explicar a origem do mundo físico.
II. O Mito da Caverna explica que este nosso mundo, sensível, é o mundo mais verdadeiro, diferente do mundo da falsa opinião.
III. A filosofia dos pré-socráticos foi a tentativa de explicação racional do mundo natural.
IV. Sócrates utilizava-se de um método específico para ensinar, entendendo a importância de auxiliar o interlocutor para que tirasse de si suas ideias.
Está(ão) correta(s):
		
	
	somente I e IV.
	
	somente II e IV.
	
	somente I, II e IV
	
	somente I e II
	 
	somente I, III e IV.
		
	
	 
		
	PRÁTICAS INTEGRADORAS: FILOSOFIA E PSICOLOGIA NO SERVIÇO SOCIAL
	 
	 
	 6a Questão (Ref.: 588275)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia atentamente as afirmações e classifique-as em verdadeiras ou falsas.
Assinale a alternativa que traz a classificação correta das afirmações.
		
	
	F - V - F - V – F
	
	F - F - F - V – V
	
	V - V - V - V – F
	 
	V - V - V - V –V
	
	V - V - V - F – F
		
	
	 7a Questão (Ref.: 588291)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Tanto o reforço positivo como o reforço negativo aumentam a probabilidade do comportamento voltar a ocorrer: a diferença está apenas no fato da consequência ser a adição ou a retirada de um estímulo do ambiente. Tendo o trecho como base, leia atentamente as afirmações e responda o que se pede. I. Aumenta a probabilidade do comportamento voltar a ocorrer pela adição de um estímulo reforçador no ambiente. II. Aumenta a probabilidade do comportamento voltar a ocorrer pela retirada de um estímulo aversivo (punitivo) do ambiente (comportamentos de fuga e esquiva). Estamos falando, respectivamente, de:
		
	
	estímulo (S) e reforço negativo.
	
	resposta (R) e estímulo (S).
	
	reforço negativo e reforço positivo.
	 
	reforço positivo e reforço negativo.
	
	estímulo (S) e resposta (R).
		
	
	 
		
	PSICOLOGIA
	 
	 
	 8a Questão (Ref.: 588295)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo Bandura (2008), não faltam defensores de teorias alternativas que enfatizam a determinação pessoal de ambientes: os humanistas e os existencialistas, que enfatizam a capacidade humana de julgamento consciente e ação intencional, afirmam que os indivíduos determinam o que se tornam por meio de suas próprias escolhas. A maioria dos psicólogos considera as concepções do comportamento humano, segundo o determinismo pessoal unidirecional, tão insatisfatórias quanto as que defendem o determinismo ambiental unidirecional. A afirmação que a mente cria a realidade não reconhece que as influências ambientais, em parte, determinam aquilo que as pessoas observam, percebem e pensam. A afirmação que os métodos de ciência natural são incapazes de lidar com os determinantes pessoais do comportamento não atrai muito apoio entre aqueles que são mais motivados por evidências empíricas do que pelo discurso filosófico. Bandura (2008) aponta que o que queremos pensar, analisa o comportamento segundo o determinismo recíproco. O termo determinismo é aqui usado significando a produção de efeitos por eventos, em vez do sentido doutrinário de que as ações são completamente determinadas por uma sequência prévia de causas independentes dos indivíduos. O autor fala sobre:
		
	
	a teoria do S-R.
	 
	a teoria da aprendizagem social.
	
	a capacidade de previsão.
	
	a capacidade vicária.
	
	o conceito de reforçamento behaviorista.
		
	
	 9a Questão (Ref.: 588286)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Agora que você já sabe o quesão reflexos, pense nas seguintes situações exemplificadas por Moreira e Medeiros (2007): você transpira e treme ao escutar o ruído dos equipamentos utilizados por um dentista? Você sofre de alguma fobia? Você tem náuseas ao sentir o cheiro de certos alimentos? Provavelmente, você respondeu afirmativamente a algumas destas indagações. Mas até determinado momento de sua história de vida, você responderia negativamente a elas. De acordo com Moreira e Medeiros (2007), além de serem dotados de comportamentos reflexos (hereditários), os animais são capazes de aprender novos reflexos, isto é, detêm ¿a capacidade de reagir de formas diferentes a novos estímulos (p. 29). Como apontam os autores, os reflexos correspondem a certas respostas dos organismos a estímulos presentes em seu ambiente. No entanto, para Skinner (2003), como o meio externo modifica-se de geração para geração, "respostas reflexas apropriadas não se podem desenvolver sempre como mecanismos herdados" (p. 60). Assim, pode-se apreender da análise destes autores que o condicionamento possibilita que as espécies reajam a modificações do ambiente a partir da aprendizagem de novos reflexos, isto é, determinada resposta passa a ser eliciada na presença de um estímulo que inicialmente não era capaz de causá-la. Estamos falando de:
		
	
	punição.
	
	reflexos incondicionados.
	 
	reflexos condicionados.
	
	reflexos inatos.
	
	respostas incondicionais.
		
	
	 10a Questão (Ref.: 588292)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Diz respeito ao processo em que "novas respostas são adquiridas ou respostas já existentes são modificadas em decorrência da observação do comportamento de outras e de suas consequências reforçadoras, sem que haja desempenho aberto do observador durante o período de exposição ao modelo" (COSTA, 2008, p. 134). A capacidade de emitir respostas ou de imitá-las com base em um modelo, é fruto da semelhança na estimulação e de processos cognitivos. Isto é, o aprendiz, ao observar um modelo em determinada situação, é capaz de aprender quando se encontra diante de estímulos parecidos com aqueles que constavam na ocasião de aprendizagem. O indivíduo detém a capacidade de simbolizar os estímulos presentes na ocasião de aprendizagem de modo a aplicar estes símbolos em situações de estimulação semelhante (COSTA, 2008). Estamos falando de:
		
	 
	capacidade vicária.
	
	capacidade autorreflexiva.
	
	behaviorismo.
	
	capacidade de previsão.
	
	intencionalidade e capacidade simbólica.
		
	
Parte inferior do formulário

Continue navegando