Buscar

Cite um motivo do apogeu e um do declínio do transporte ferroviário no Brasil, na primeira metade do século XX. Apogeu do transporte ferroviário n...

Cite um motivo do apogeu e um do declínio do transporte ferroviário no Brasil, na primeira metade do século XX.

Apogeu do transporte ferroviário no Brasil na primeira metade do século XX: as redes de transportes implantadas no Brasil no início do século XX refletiam as necessidades do modelo agroexportador. O traçado das linhas ferroviárias regionais interligava as áreas produtoras de mercadorias primárias aos portos exportadores.
Declínio do transporte ferroviário no Brasil na primeira metade do século XX: com a emergência da economia urbano-industrial, o transporte ferroviário entrou em decadência e teve início a implantação de uma rede rodoviária de dimensões nacionais.

Essa pergunta também está no material:

2Ano-Geografia
6 pág.

Geografia Universidade Federal de UberlândiaUniversidade Federal de Uberlândia

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Um motivo do apogeu do transporte ferroviário no Brasil na primeira metade do século XX foi a necessidade de escoamento da produção agrícola e pecuária para os portos exportadores. As ferrovias foram fundamentais para o transporte de mercadorias em larga escala, permitindo a expansão da economia agroexportadora brasileira. Já um motivo do declínio do transporte ferroviário no Brasil na primeira metade do século XX foi a emergência da economia urbano-industrial, que demandava um sistema de transporte mais ágil e flexível. Com isso, houve um investimento maciço na construção de rodovias, que se tornaram a principal forma de transporte de cargas e passageiros no país. Além disso, a falta de investimentos em modernização e manutenção das ferrovias também contribuiu para o declínio do setor.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais