Buscar

Assinale a alternativa CORRETA: A respeito das soluções tampão, analise as afirmativas a seguir: I- Uma solução-tampão é uma solução que resiste a...

Assinale a alternativa CORRETA:

A respeito das soluções tampão, analise as afirmativas a seguir:
I- Uma solução-tampão é uma solução que resiste a variações significativas de pH quando se adiciona um ácido ou uma base.
II- Uma solução-tampão é uma solução que apresenta alta resistência à variação de pH, quando a ele é adicionado um ácido forte ou uma base forte.
III- Após a realização do experimento, pode-se concluir que as variações de pH ocorridas nas soluções tamponadas são iguais às variações ocorridas nas soluções não tamponadas.
IV- A solução-tampão preparada foi formada por um ácido fraco (ácido acético) e o sal solúvel (acetato de sódio). Devido ao ácido, essa solução sempre tem um pH menor que 7.
Assinale a alternativa CORRETA:


A As afirmativas I, III e IV estão corretas.
B As afirmativas I e II estão corretas.
C As afirmativas III e IV estão corretas.
D As afirmativas I, II e IV estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação II - Individual - Quimica Analitica Ambiental
7 pág.

Química Analítica Ambiental Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A: As afirmativas I, III e IV estão corretas. Justificativa: - A afirmativa I está correta, pois uma solução-tampão é uma solução que resiste a variações significativas de pH quando se adiciona um ácido ou uma base. - A afirmativa II está incorreta, pois uma solução-tampão não apresenta alta resistência à variação de pH quando a ele é adicionado um ácido forte ou uma base forte. Na verdade, a resistência da solução-tampão é limitada e depende da concentração dos componentes ácido e base conjugados. - A afirmativa III está correta, pois as variações de pH ocorridas nas soluções tamponadas são menores do que as variações ocorridas nas soluções não tamponadas. - A afirmativa IV está correta, pois a solução-tampão preparada foi formada por um ácido fraco (ácido acético) e o sal solúvel (acetato de sódio), e devido ao ácido, essa solução sempre tem um pH menor que 7.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais