Buscar

Através das políticas econômicas o governo intervém na economia. Dentre elas, destaca-se a política fiscal, que corresponde aos instrumentos de arr...

Através das políticas econômicas o governo intervém na economia. Dentre elas, destaca-se a política fiscal, que corresponde aos instrumentos de arrecadação e de gastos do governo. Por influenciar estes importantes agregados, cumpre importante papel em qualquer país. Sobre os movimentos da política fiscal, analise as sentenças a seguir:

I- A renúncia fiscal é um exemplo de política fiscal expansionista e o corte dos gastos nos investimentos em infraestrutura é um exemplo de política fiscal contracionista.
II- Quando determinado governo eleva a alíquota de determinados impostos, estamos diante de um exemplo de política fiscal expansionista.
III- Uma política fiscal expansiva é o caminho mais assertivo para combater a inflação de demanda.
IV- Quando determinado governo aumenta seus gastos em educação e saúde, estamos diante de um exemplo de política fiscal contracionista.

Assinale a alternativa CORRETA:


A As sentenças I e III estão corretas.
B As sentenças II e IV estão corretas.
C Somente a sentença I está correta.
D As sentenças III e IV estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação Final (Objetiva) - Individual MACROECONOMIA
6 pág.

Macroeconomia I UniasselviUniasselvi

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C: Somente a sentença I está correta. A renúncia fiscal é um exemplo de política fiscal expansionista, pois consiste em abrir mão de arrecadar impostos para estimular o consumo e a produção. Já o corte dos gastos nos investimentos em infraestrutura é um exemplo de política fiscal contracionista, pois reduz a quantidade de dinheiro em circulação na economia. Quando o governo eleva a alíquota de determinados impostos, estamos diante de um exemplo de política fiscal contracionista, pois reduz a quantidade de dinheiro em circulação na economia. E uma política fiscal expansiva não é o caminho mais assertivo para combater a inflação de demanda, pois pode agravar ainda mais a inflação. Quando o governo aumenta seus gastos em educação e saúde, estamos diante de um exemplo de política fiscal expansionista, pois aumenta a quantidade de dinheiro em circulação na economia.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais