Buscar

Leia a situação hipotética a seguir:   Durante a fisioterapia para fortalecimento muscular, Joaquim, um senhor de 82 anos, realiza movimentos preci...

Leia a situação hipotética a seguir:

 

Durante a fisioterapia para fortalecimento muscular, Joaquim, um senhor de 82 anos, realiza movimentos precisos e fortes em seus braços e pernas. Esses movimentos ocorrem devido à presença do sistema nervoso que envia informações para contração específica de determinado músculo para realização do movimento pretendido pelo paciente.

 

Elaborado pelo professor, 2023.


Levando em consideração as informações do texto sobre a atividade do senhor Joaquim, avalie as afirmações a seguir:

 

I. O movimento muscular realizado pelo paciente ocorre devido informações enviadas do sistema nervoso central, via sistema nervoso involuntário ou autônomo.

II. Durante a fisioterapia, a comunicação entre o sistema nervoso e os músculos é mediada por neurotransmissores, que desencadeiam a resposta muscular necessária para realizar os movimentos específicos pretendidos pelo paciente idoso.

III. Ao receber as informações neurais, a atividade de contração muscular é iniciada, e nesse momento a contração é realizada pelas fibras musculares de miosina e actina.

IV. Os músculos que estão sendo exercitados são os músculos estriados esqueléticos, responsáveis pela movimentação dos membros superiores e inferiores.

 

É correto o que se afirma em:

Alternativas


Alternativa 1:


I e II, apenas.


Alternativa 2:


I e III, apenas.


Alternativa 3:


II e III, apenas.


Alternativa 4:


II, III e IV, apenas.


Alternativa 5:


I, II, III e IV.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a alternativa 5: I, II, III e IV. Explicação: I. O movimento muscular realizado pelo paciente ocorre devido informações enviadas do sistema nervoso central, via sistema nervoso involuntário ou autônomo. (Correta) II. Durante a fisioterapia, a comunicação entre o sistema nervoso e os músculos é mediada por neurotransmissores, que desencadeiam a resposta muscular necessária para realizar os movimentos específicos pretendidos pelo paciente idoso. (Correta) III. Ao receber as informações neurais, a atividade de contração muscular é iniciada, e nesse momento a contração é realizada pelas fibras musculares de miosina e actina. (Correta) IV. Os músculos que estão sendo exercitados são os músculos estriados esqueléticos, responsáveis pela movimentação dos membros superiores e inferiores. (Correta)

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais