Buscar

Sobre a reforma psiquiátrica brasileira e a política de saúde mental, pode-se afirmar: O movimento de desistitucionalização da psiquiatria iniciou ...

Sobre a reforma psiquiátrica brasileira e a política de saúde mental, pode-se afirmar:
O movimento de desistitucionalização da psiquiatria iniciou na Itália com Franco Basaglia, com o objetivo de desconstruir a imagem da loucura, afirmando uma política de inclusão social, criando uma nova relação entre louco e a sociedade. Este movimento influenciou a reforma psiquiátrica brasileira.
Em 2001 é aprovada a Lei 10.216, que dispõe sobre o modelo de saúde mental fechado, que impede a livre circulação das pessoas com sofrimento mental, mas assegurando-lhes seus respectivos direitos.
A Reforma Psiquiátrica no Brasil só ocorre após a década de 90, quando os regimes de aprisionamento manicomial são definitivamente extinguidos.
Entre as décadas de 30 e 50, as práticas da eletroconvulsoterapia e lobotomia começam a ser testadas como forma de tratamento psiquiátrico. Hoje, com os desenvolvimentos das práticas de segurança, da indústria farmacêutica e dos estudos tais práticas são fundamentalmente indicadas para pacientes com delírios constantes.
Franco Basaglia sugeria que as questões ligadas à loucura deveriam ser tratadas no meio clínico, evidenciando que toda desordem vinha de tratamentos mal realizados nos Hospitais Gerais.

Essa pergunta também está no material:

avaliando aprendizado
1 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: O movimento de desistitucionalização da psiquiatria iniciou na Itália com Franco Basaglia, com o objetivo de desconstruir a imagem da loucura, afirmando uma política de inclusão social, criando uma nova relação entre louco e a sociedade. Este movimento influenciou a reforma psiquiátrica brasileira.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais