Buscar

Na década de 1970, na cena acadêmica italiana formou-se uma abordagem historiográfica, a microhistória, que se tornou hegemônica em diversos países...

Na década de 1970, na cena acadêmica italiana formou-se uma abordagem historiográfica, a microhistória, que se tornou hegemônica em diversos países.

Assinale entre as alternativas abaixo aquela que melhor define o projeto da microhistória.

A- A microhistória sugere uma história filosófica que analise as experiências humanas a partir dos conceitos elaborados por filósofos e intelectuais.

B- A microhistoria propõe uma disciplina qualitativa, capaz de lançar luz sobre o comportamento dos atores sociais, sem desconsiderá-los em nome dos condicionantes estruturais.

C - A microhistória propõe uma história econômica que lance luz sobre os processos de reprodução do capital.

D- A microhistória propõe uma história cultural, mais preocupada com as manifestações da cultura popular do que com os processos de reprodução do capital.

E - A microhistória propõe uma disciplina quantitativa que proceda por abstrações teóricas, algo bem próximo da lógica matemática.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa que melhor define o projeto da microhistória é a letra B: "A microhistória propõe uma disciplina qualitativa, capaz de lançar luz sobre o comportamento dos atores sociais, sem desconsiderá-los em nome dos condicionantes estruturais." A microhistória é uma abordagem historiográfica que busca analisar eventos históricos a partir de uma perspectiva mais próxima do indivíduo, dando ênfase às experiências cotidianas e às ações dos atores sociais, sem desconsiderar o contexto social, político e econômico em que essas ações ocorrem.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais