Buscar

Lev S. Vigotski (1896-1934), fundador da Psicologia Sócio-Histórica, juntamente com seus colaboradores Alexander R. Luria (1902-1977) e Alexei N. L...

Lev S. Vigotski (1896-1934), fundador da Psicologia Sócio-Histórica, juntamente com seus colaboradores Alexander R. Luria (1902-1977) e Alexei N. Leontiev (1904-1979), afirmaram que o psiquismo humano é determinado pelas relações reais que os homens estabelecem entre si e com a natureza, as quais dependem das condições objetivas de vida. A esse respeito, considere as seguintes afirmativas:

1. Cada ser humano, a partir de suas capacidades e limites, é capaz de elaborar pensamento complexo e funções psicológicas superiores a partir da autoaprendizagem, dependendo de suas potencialidades inatas.
2. As semelhanças entre homem e animal estão baseadas em sua atividade vital. Para ambos, a atividade vital é mediada, uma vez que tanto homem quanto animal modificam a natureza conforme suas necessidades físicas (a fome, o sono, o frio), buscando sua satisfação a partir dos elementos encontrados na natureza.
3. A formação e estruturação da consciência e das capacidades humanas são originadas no e pelo trabalho, atividade vital humana.
4. Agindo sobre a natureza, transformando-a, o homem transforma a si mesmo. Domina a natureza. Para tanto, precisa ter teleologia (intenção, planejamento) e elaborar instrumentos (meio).
a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
b) Somente a afirmativa 3 é verdadeira.
c) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra d) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras. A Psicologia Sócio-Histórica, fundada por Lev S. Vigotski, Alexander R. Luria e Alexei N. Leontiev, afirma que o psiquismo humano é determinado pelas relações reais que os homens estabelecem entre si e com a natureza, as quais dependem das condições objetivas de vida. Nesse sentido, as afirmativas corretas são: - A formação e estruturação da consciência e das capacidades humanas são originadas no e pelo trabalho, atividade vital humana. (afirmativa 3) - Agindo sobre a natureza, transformando-a, o homem transforma a si mesmo. Domina a natureza. Para tanto, precisa ter teleologia (intenção, planejamento) e elaborar instrumentos (meio). (afirmativa 4) As afirmativas 1 e 2 estão incorretas, pois a Psicologia Sócio-Histórica não considera que as capacidades humanas são determinadas apenas pelas potencialidades inatas, como afirma a afirmativa 1, e não considera que as semelhanças entre homem e animal estão baseadas em sua atividade vital, como afirma a afirmativa 2.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais