Buscar

“Conforme explica Corral (2004), o motivo principal para considerá-los como “objeto” de proteção paterna ou estatal e não como sujeitos detentores ...

“Conforme explica Corral (2004), o motivo principal para considerá-los como “objeto” de proteção paterna ou estatal e não como sujeitos detentores de direitos subjetivos era o fato da menoridade naquela época ser considerada um status do indivíduo (semelhante ao estado civil), prevalecendo o aspecto de “imperfeição” destes indivíduos em fase de desenvolvimento, e, atrelada a esta “imperfeição”, a necessidade de proteção e cuidado. Assim, os direitos legais da criança e do adolescente aparecem como autênticos direitos reflexos do interesse paterno ou social, não havendo, portanto, a preocupação em fazer com que estes indivíduos exercessem, ainda que de forma diminuta, a sua autonomia privada” (LIMA, POLI, JOSÉ, 2017, p. 315). Considerando os conhecimentos obtidos e com base nos seus estudos, analise as assertivas abaixo:

 

I.   No Código de Menores (1927) objetivava estabelecer diretrizes para o tratamento dos menores tidos como excluídos, positivando e trazendo regulamentações sobre questões como o trabalho do menor, tutela, pátrio poder, delinquência e liberdade vigiada.

II. No código de menores, no campo infracional seriam aplicadas medidas aos menores de 12 anos com o desígnio de serem educados. Já os jovens com idade entre 14 e 18 anos seriam submetidos a procedimento especial, havendo a previsão de “punição”.

III. Com o regime militar, a conjuntura normativa foi a mesma de anteriormente com uma proteção integral às crianças e adolescentes.

IV. Não existiu FUNABEM no Brasil, somente no exterior.

Estão corretas:

Questão 5

Resposta


a.

I, II e IV, apenas

b.

I e III, apenas

c.

I e II, apenas

d.

I, apenas

e.

II, apenas