Buscar

1) Sobre as perdas de carga em escoamentos internos, assinale a alternativa correta. a) As perdas de cargas localizadas ocorrem em função do efei...

1) Sobre as perdas de carga em escoamentos internos, assinale a alternativa correta.

a) As perdas de cargas localizadas ocorrem em função do efeito viscoso do fluido em escoamento e dependem de fatores como a velocidade do escoamento, a geometria da tubulação (comprimento e diâmetro), a rugosidade da parede da tubulação e das propriedades de viscosidade e massa específica do fluido.

b) O fator de atrito f é um parâmetro adimensional que depende do número de do comprimento da tubulação.

c) A rugosidade relativa é a relação entre a rugosidade aparente ε [m], que representa um fator característico da rugosidade da parede, e o diâmetro do tubo.

d) A perda de carga distribuída ocorre devido aos componentes ou geometrias que compõem a tubulação que não sejam o tubo reto.

e) O coeficiente de perda de carga localizada não sofre influencia da geometria dos componentes, sendo muito relacionado às condições do escoamento.

2) Qual o diâmetro de uma tubulação de ferro fundido usado (C = 90) que transporta 55 L/s de água, estando os tubos num plano horizontal com uma diferença de pressão entre suas extremidades de 7 mca? Considere o comprimento da tubulação de 150 m.

3) Determinar a perda de carga em 300 metros de um tubo novo de ferro fundido (ɛ = 0,26), com um diâmetro interno de 300 mm sem revestimento, sabendo a velocidade do escoamento é de 1,5 m/s e a temperatura da água é de 15° C.

4) Em um tubo fino e hidraulicamente liso, com 7 mm de diâmetro e 3,3 m de comprimento, a água escoa com a velocidade de 2,2 m/s e temperatura = 20° C. Pedese:

a) calcular o número de Reynolds e classificar o regime de escoamento;

b) obter o coeficiente de atrito f, de acordo com a fórmula de Swamee e Jain – despreze a rugosidade relativa;

c) Calcular a perda de carga contínua de acordo com a fórmula de Darcy.

5) Calcular as perdas de carga distribuídas e localizadas no escoamento da figura a seguir, sabendo-se que a tubulação é de PVC, a vazão é de 145m³/h, a tubulação de 200 mm possui comprimento de 50 m e a tubulação de 150 mm possui comprimento de 80 m.


Obs: Preciso dos cálculos das questões que levam calculo para encontrar a resposta. Obrigado!

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais