Buscar

A proteína integral Na+, K+-ATPase, atua na manutenção do gradiente iônico neuronal, por meio do transporte ativo de íons de sódio e potássio. Sobr...

A proteína integral Na+, K+-ATPase, atua na manutenção do gradiente iônico neuronal, por meio do transporte ativo de íons de sódio e potássio. Sobretudo, apresenta papel fundamental na formação de memórias de longa duração, bem como nos processos associados a plasticidade sinápticas vinculadas ao armazenamento de informações (HARTWIG, 2017).

 

HARTWIG, Josiane Rutz. Investigação do papel da enzima Na+, K+-ATPase na formação de memórias. 2017.

Sobre as células nervosas, analise as afirmativas abaixo.


I. As células nervosas se comunicam com outras células, transmitindo e retransmitindo eletricidade, formando redes neuronais, essas atividades permitem a construção do conhecimento e respostas corporais.

II. Existe um único tipo de neurônio cortical, por essa razão trilhões de sinapses ocorrem simultaneamente permitindo o conhecimento do ambiente e qualificação das respostas corporais.

III. As células neuronais podem ser diferentes, como granulares ou estreladas, fusiformes e piramidais.

IV. Alguns tipos de neurônios podem enviar informações em diferentes sentidos, sendo unipolar, bipolar e multipolar, as quais estão correlacionadas com a quantidade de neuritos em cada célula.


É correto o que se afirma em:

 


A. 

II e III, apenas.


B. 

I, III e IV, apenas.


C. 

I e II, apenas.


D. 

I e III, apenas.


E. 

I, II e IV, apenas.








💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) I e III, apenas. As afirmativas I e III estão corretas, enquanto a afirmativa II está incorreta, pois existem diferentes tipos de neurônios corticais e a quantidade de sinapses não é determinada por um único tipo de neurônio. A afirmativa IV também está incorreta, pois os neurônios unipolares, bipolares e multipolares se referem à quantidade de prolongamentos (dendritos e axônios) que saem do corpo celular, e não à direção da informação transmitida.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais