Buscar

As imunidades são cláusulas pétreas na Constituição Federal? Uma Emenda Constitucional pode revogar alguma das imunidades dispostas na Carta Magna?...

As imunidades são cláusulas pétreas na Constituição Federal? Uma Emenda Constitucional pode revogar alguma das imunidades dispostas na Carta Magna? As normas constitucionais que veiculam imunidades são autoaplicáveis ou dependem de regulamentação infraconstitucional?

As imunidades não são cláusulas pétreas dentro da Constituição Federal.
É possível revogar as imunidades por meio de emendas constitucionais.
As normas de imunidade já têm sua estrutura completamente delineada no texto constitucional, não requerendo regulamentação adicional para limitar seu conteúdo e alcance.
A modificação das normas de imunidade não pode ser realizada pelo legislador comum por meio de normas infraconstitucionais.
As imunidades constitucionais são autoaplicáveis.
Regulamentos infraconstitucionais podem estabelecer procedimentos e esclarecer a extensão e aplicação das imunidades, garantindo assim a efetivação dos benefícios.

Essa pergunta também está no material:

IBET - Módulo IV - Seminário IV
4 pág.

Direito Tributário e Processo Tributário Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As imunidades são cláusulas pétreas na Constituição Federal, ou seja, não podem ser alteradas por emendas constitucionais. As normas de imunidade já têm sua estrutura completamente delineada no texto constitucional, não requerendo regulamentação adicional para limitar seu conteúdo e alcance. As imunidades constitucionais são autoaplicáveis e não podem ser revogadas por meio de normas infraconstitucionais. Regulamentos infraconstitucionais podem estabelecer procedimentos e esclarecer a extensão e aplicação das imunidades, garantindo assim a efetivação dos benefícios.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais