Buscar

3. (ENADE-2010) A compreensão da fisiologia da excreção da bilirrubina pelo fígado e a utilização de alguns testes simples tornam possível o diagnó...

3. (ENADE-2010) A compreensão da fisiologia da excreção da bilirrubina pelo fígado e a utilização de alguns testes simples tornam possível o diagnóstico diferencial das icterícias. As causas de icterícia podem ser pré-hepáticas, intra-hepáticas e pós-hepáticas. O quadro a seguir contém dados acerca das alterações dos níveis de bilirrubina no plasma sanguíneo e da presença ou ausência de bilirrubina e urobilinogênio na urina dos indivíduos 1, 2 e 3 ictéricos.

Os resultados apresentados no quadro acima permitem concluir, em relação às causas da icterícia que:


O indivíduo 2 possui causa pré-hepática, pois a bilirrubina conjugada está aumentada, e o urobilinogênio é sintetizado no fígado.
O indivíduo 3 apresenta causa intra-hepática, pois o urobilinogênio não está sendo sintetizado no fígado.
O indivíduo 1 possui causa intra-hepática, pois o fígado não produz bilirrubina para ser excretada na urina.
O indivíduo 3 possui causa pós-hepática, pois a bilirrubina conjugada está aumentada, o que indica que não é excretada na bile.
O indivíduo 2 possui causa pós-hepática, pois a bilirrubina e o urobilinogênio estão presentes na urina.

Essa pergunta também está no material:

PROVA PATOLOGIA
7 pág.

Patologia I Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com os dados apresentados no quadro, podemos concluir que o indivíduo 2 possui causa pré-hepática, pois a bilirrubina conjugada está aumentada, e o urobilinogênio é sintetizado no fígado. Já o indivíduo 3 apresenta causa intra-hepática, pois o urobilinogênio não está sendo sintetizado no fígado. O indivíduo 1 não pode ser concluído como causa intra-hepática, pois a bilirrubina não está presente na urina. O indivíduo 3 possui causa pós-hepática, pois a bilirrubina conjugada está aumentada, o que indica que não é excretada na bile. E o indivíduo 2 não pode ser concluído como causa pós-hepática, pois o urobilinogênio está presente na urina. Portanto, a alternativa correta é a letra A) O indivíduo 2 possui causa pré-hepática, pois a bilirrubina conjugada está aumentada, e o urobilinogênio é sintetizado no fígado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais