Buscar

Diante do que foi lido sobre o parecer 5/2005, que trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia, a seguir serão apresentad...

Diante do que foi lido sobre o parecer 5/2005, que trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia, a seguir serão apresentados os principais aspectos do curso, como foi seu processo de implantação nas universidades e qual a área de atuação dos graduandos no mesmo.

O curso de Pedagogia foi criado em 1939 com o objetivo de formar profissionais para a educação de crianças nos anos iniciais e também para a gestão educacional.
Inicialmente, o curso de Pedagogia tinha a denominação de 'estudo da forma de ensinar' e 'técnicos em educação', que assumiam funções de administradores e planejadores de currículos, mas nenhuma delas envolvia a sala de aula.
Após algumas reformulações, a formação profissional passou a ser dividida em bacharelado e licenciatura, mais conhecido como 'esquema 3+1', e só depois de concluir essa etapa o aluno poderia atuar como professor.
Após a reforma universitária de 1968 e o parecer CFE n. 252/69, as formações se unificaram e hoje em dia o curso tem a duração de quatro anos, com atividades práticas já dentro dos anos de formação.
O objetivo central do curso de Pedagogia, segundo o Parecer do Conselho Nacional de Educação, é a formação de profissionais capazes de exercer a docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nas disciplinas pedagógicas para a formação de professores, assim como para a participação no planejamento, gestão e avaliação de estabelecimentos de ensino, de sistemas educativos escolares, bem como organização e desenvolvimento de programas não escolares.

Essa pergunta também está no material:

ARTIGO_PEDAGOGIA EM AÇÃO: O PAPEL DO PEDAGOGO E SUAS DIVERSAS ATUAÇÕES_GESTÃO_
17 pág.

Pedagogia Universidade Norte do ParanáUniversidade Norte do Paraná

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O curso de Pedagogia foi criado em 1939 com o objetivo de formar profissionais para a educação de crianças nos anos iniciais e também para a gestão educacional. Após algumas reformulações, a formação profissional passou a ser dividida em bacharelado e licenciatura, mais conhecido como 'esquema 3+1', e só depois de concluir essa etapa o aluno poderia atuar como professor. O objetivo central do curso de Pedagogia, segundo o Parecer do Conselho Nacional de Educação, é a formação de profissionais capazes de exercer a docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nas disciplinas pedagógicas para a formação de professores, assim como para a participação no planejamento, gestão e avaliação de estabelecimentos de ensino, de sistemas educativos escolares, bem como organização e desenvolvimento de programas não escolares.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais