Buscar

Sobre o risco cirúrgico de pacientes coronariopatas, é correto afirmar que: uma cautelosa anamnese, associada à propedêutica direcionada para o ap...

Sobre o risco cirúrgico de pacientes coronariopatas, é correto afirmar que:

uma cautelosa anamnese, associada à propedêutica direcionada para o aparelho circulatório e a exames subsidiários básicos, como o ECG de repouso e o raio-X de tórax, nunca é suficiente para determinar o risco cirúrgico de pacientes coronariopatas.
na hipertensão leve ou moderada, em que não há alterações metabólicas ou cardiovasculares associadas, não há evidências de que seja benéfico retardar a operação. Sendo CORRETO, apenas, que de forma geral, a hipertensão estágio 2 com pressão arterial sistólica > 180 mmHg e diastólica > 110mmHg deve ser controlada antes da cirurgia. A estratégia perioperatória, em geral, deve ser manter a pressão arterial dentro de 20% dos valores pré-operatórios (desde que este valor não esteja muito descontrolado), o que reflete uma flexibilidade no controle - não necessariamente para níveis ditos normais. Isto pode reduzir a ocorrência das urgências hipertensivas no período perioperatório.
IC é o fator de risco bem conhecido para eventos cardíacos perioperatórios. A IC afeta em torno de 1 a 2% da população geral nos países desenvolvidos e atinge mais de 10% da população com mais de 70 anos. Podemos, apenas, CONCORDAR com o seguinte: fração de ejeção reduzida é considerada forte preditora de eventos em pacientes submetidos à cirurgia vascular. No entanto, a maioria dos estudos analisou a fração de ejeção como variável categórica (acima ou abaixo de 40%).
tremores musculares podem interferir na linha de base, mimetizando alterações eletrocardiográficas como FLA e FV no paciente parkinsoniano.
quando analisamos a importância da Biópsia Cardíaca para o correto diagnóstico, devemos também analisar as complicações relacionadas a ela. Sobre isso, assinale a alternativa INCORRETA: entretanto, o pneumotórax e a perfuração do septo interventricular não são descritas como complicação.
a Biópsia Endomiocárdica (BEM), apesar de ser método invasivo, quando bem indicada, apresenta grande importância para o paciente, todas as alternativas abaixo se apresentam de forma correta, com EXCEÇÃO de: a BEM tem como objetivos estabelecer o diagnóstico de inflamação miocárdica com ou sem persistência viral, mas não consegue definir a necessidade e o tipo de terapêutica a ser adotada.
condições que reduzem a oferta de oxigênio devem também ser consideradas no diagnóstico diferencial ou de doenças agravantes, em pacientes com angina. Geralmente são difíceis de diagnosticar, ocorrendo, a anemia reduz a capacidade de transporte de oxigênio do sangue, além de aumentar a sobrecarga cardíaca. É inadequado afirmar que: débito cardíaco não se altera em anemias.
a) Todas as afirmativas estão corretas.
b) Todas as afirmativas estão incorretas.
c) Apenas as afirmativas 1, 2 e 3 estão corretas.
d) Apenas as afirmativas 4, 5 e 6 estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Banco de Questões - Clínica Médica-12
1 pág.

Clínica Médica I Centro Universitário Joaquim NabucoCentro Universitário Joaquim Nabuco

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C) Apenas as afirmativas 1, 2 e 3 estão corretas.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image