Buscar

Quais os fatores habitualmente interagem para determinar o início da puberdade? Como definimos a puberdade precoce atualmente? A puberdade é o per...

Quais os fatores habitualmente interagem para determinar o início da puberdade? Como definimos a puberdade precoce atualmente?

A puberdade é o período de transição entre a infância e a idade adulta, no qual caracteres sexuais secundários aparecem e o estirão puberal ocorre, deixando o indivíduo apto a reprodução.
O processo da puberdade é influenciado por fatores genéticos, psicológicos e ambientais.
Inicialmente há um aumento na secreção pulsátil do hormônio liberador de gonadotrofina (GnRH) hipotalâmico.
Ademais, alguns fatores que podem interagir para determinar o início da puberdade, como: a genética apresenta-se como fator fundamental; O fator psicológico também apresenta sua parcela de significância, dado que a depender de experiências vividas, maturidade, circunstancias familiares, o desenvolvimento puberal pode apresentar-se precocemente; e os fatores ambientais como; condições socioeconômicas, estado de saúde e nutrição.
A puberdade precoce é causada pelo aumento antecipado dos hormônios sexuais no sangue, seja porque a criança se expôs a algum hormônio (medicamentos), ou por suas glândulas.
Considera-se puberdade precoce a que surge antes dos 8 anos nas meninas, e antes dos 9 anos de idade nos meninos.

Essa pergunta também está no material:

Tics Desenvolvimento puberal SOI V
2 pág.

Sistemas Orgânicos Integrados I

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Os fatores que habitualmente interagem para determinar o início da puberdade são: fatores genéticos, psicológicos e ambientais. A genética é um fator fundamental, mas o fator psicológico também apresenta sua parcela de significância, dado que a depender de experiências vividas, maturidade, circunstancias familiares, o desenvolvimento puberal pode apresentar-se precocemente. Os fatores ambientais como condições socioeconômicas, estado de saúde e nutrição também podem influenciar. A puberdade precoce é definida como o aumento antecipado dos hormônios sexuais no sangue, seja porque a criança se expôs a algum hormônio (medicamentos), ou por suas glândulas. Considera-se puberdade precoce a que surge antes dos 8 anos nas meninas, e antes dos 9 anos de idade nos meninos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais