Buscar

Conteúdo: Citologia do Líquido seminal e Citologia Urinária (EAS) ?

1. Pesquise e descreva a fisiologia de uma patologia que acomete o Sistema reprodutor masculino e uma patologia que acomete o Sistema urinário. (coloque as referências)

2. A partir das patologias pesquisadas, construa um caso clínico para cada uma delas. 3. Elabore um laudo para o exame de espermograma e um laudo para o exame de rotina de urina (EAS) ou seja descreva os achados nos exames de acordo com cada patologia pesquisada. 4. Descreva as intervenções que estão sendo desenvolvidas e que apresentam eficácia no tratamento para cada caso clínico.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

1. A fisiologia de uma patologia que acomete o sistema reprodutor masculino pode ser a disfunção erétil, que é a incapacidade de manter uma ereção suficiente para uma relação sexual satisfatória. A disfunção erétil pode ser causada por fatores psicológicos, como ansiedade e estresse, ou por fatores físicos, como doenças cardiovasculares, diabetes e hipertensão. Já uma patologia que acomete o sistema urinário pode ser a infecção urinária, que é causada pela presença de bactérias na urina e pode afetar qualquer parte do sistema urinário, incluindo rins, bexiga e uretra. Referências: - Disfunção erétil: https://www.sbu.org.br/pacientes/disfuncao-eretil/ - Infecção urinária: https://www.sbu.org.br/pacientes/infeccao-do-trato-urinario/ 2. Caso clínico para disfunção erétil: Um homem de 45 anos procura um urologista com queixa de dificuldade em manter uma ereção durante as relações sexuais. Ele relata que isso vem acontecendo há cerca de 6 meses e que tem afetado sua vida sexual e seu relacionamento com a esposa. Ele é casado há 20 anos, não tem histórico de doenças cardiovasculares ou diabetes e não faz uso de medicamentos. Caso clínico para infecção urinária: Uma mulher de 30 anos procura um médico com queixa de dor ao urinar e vontade frequente de urinar. Ela relata que isso vem acontecendo há cerca de 2 dias e que também está sentindo dor na região abdominal. Ela é saudável, não tem histórico de infecções urinárias e não faz uso de medicamentos. 3. Laudo para espermograma: - Volume: 2,5 mL - pH: 7,2 - Concentração: 10 milhões/mL - Motilidade: 30% - Morfologia: 40% de formas normais Laudo para EAS: - Aspecto: Turvo - pH: 6,0 - Densidade: 1,020 - Leucócitos: 20/campo - Hemácias: Ausentes - Proteínas: Ausentes - Glicose: Ausente - Cetonas: Ausentes - Bilirrubina: Ausente - Urobilinogênio: Normal 4. Para o tratamento da disfunção erétil, podem ser utilizados medicamentos como o sildenafil, que aumenta o fluxo sanguíneo para o pênis e ajuda a manter a ereção. Além disso, mudanças no estilo de vida, como a prática de exercícios físicos e a alimentação saudável, podem ajudar a melhorar a função erétil. Já para o tratamento da infecção urinária, são utilizados antibióticos específicos para combater as bactérias causadoras da infecção. É importante também aumentar a ingestão de água e urinar com frequência para ajudar a eliminar as bactérias da urina.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais