Buscar

Uma mulher de 61 anos procura a Emergência com história de dispneia progressiva há 1 semana. Antecedentes pessoais: tabagista de 40 anos/maço; exam...

Uma mulher de 61 anos procura a Emergência com história de dispneia progressiva há 1 semana. Antecedentes pessoais: tabagista de 40 anos/maço; exame físico: FR = 36irpm, FC = 130bpm, turgência jugular e telangiectasias na porção superior do tórax; pulmões com murmúrio vesicular reduzido em bases bilateralmente, com percussão maciça. A seguir, a tomografia de tórax. A conduta inicial é:

Paciente está com derrame pleural bilateral, e necessita de toracocentese para alívio e diagnóstico.
A história de tabagismo 40 anos/maço associado a turgência jugular e telangiectasias em porção superior do tórax sugerem a hipótese diagnóstica de derrame pleural secundário a metastase pleural, sendo necessário a análise do líquido para o diagnóstico.
a) toracocentese para alívio e diagnóstico
b) antibioticoterapia
c) corticoterapia
d) quimioterapia
e) radioterapia

Essa pergunta também está no material:

Banco de Questões - Clínica Médica-943
1 pág.

Clínica Médica I Centro Universitário Joaquim NabucoCentro Universitário Joaquim Nabuco

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A conduta inicial para a paciente com dispneia progressiva e derrame pleural bilateral, história de tabagismo e telangiectasias na porção superior do tórax é a realização de toracocentese para alívio e diagnóstico. A hipótese diagnóstica é de derrame pleural secundário a metástase pleural, sendo necessário a análise do líquido para o diagnóstico. Portanto, a alternativa correta é a letra "a) toracocentese para alívio e diagnóstico".

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais