Buscar

Comunidade, espírito cívico, participação e corresponsabilização, são termos que ajudam a constituir a ideia moderna da liberdade individual. Sobre...

Comunidade, espírito cívico, participação e corresponsabilização, são termos que ajudam a constituir a ideia moderna da liberdade individual. Sobretudo, este é o ponto de vista dos liberais conservadores, que reconhecem a importância da comunidade e das responsabilidades sociais, para muito além das liberdades individuais. Eles acreditam que os indivíduos têm o dever de contribuir para o bem-estar da sociedade e promover a harmonia social. Entre os pensadores que ajudaram a constituir o pensamento liberal conservador, está Alexis de Tocqueville. 

Sobre este nome, o que podemos dizer?

A) Considerado o pai da Ciência Política, sua reputação intelectual é inconteste, prestou extraordinária contribuição intelectual à teoria política. Na adolescência, começou a explorar a biblioteca do pai, onde leu obras dos iluministas Montesquieu e Voltaire, o que o levou a estudar Direito. Suas contribuições são notáveis na Filosofia Política, na Ciência Política, no Direito, na Geografia, na Sociologia, na Antropologia e na Economia.


B) Filósofo e político prestou extraordinária contribuição intelectual à teoria política. Suas contribuições são notáveis na Filosofia Política, na Ciência Política, no Direito, na Geografia, na Sociologia, na Antropologia e na Economia. O esforço honesto e a genialidade analítica estão impressos em uma das obras mais importantes do pensamento político ocidental, por ter contribuído para a formatação do Estado moderno. Estamos falando de “O Espírito das Leis”.


C) Considerado o pai da Ciência Política, sua reputação intelectual é inconteste, conquanto polêmica e foi eternizada a partir da publicação de “O príncipe”. O livro praticamente inaugura a metodologia de análise, segundo a qual é preciso ver como as coisas são e não simplesmente escrever sobre como elas deveriam ser.


D) Em sua veia intelectual também se revelou cedo e, associada às atividades públicas, despertou ao mundo um grande filósofo da política. Na adolescência, começou a explorar a biblioteca do pai, onde leu obras dos iluministas Montesquieu e Voltaire, o que o levou a estudar Direito.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O nome que é mencionado no texto é Alexis de Tocqueville. Ele é um pensador liberal conservador que acreditava na importância da comunidade e das responsabilidades sociais, para além das liberdades individuais. Ele defendia que os indivíduos têm o dever de contribuir para o bem-estar da sociedade e promover a harmonia social. Suas contribuições são notáveis na Filosofia Política, na Ciência Política, no Direito, na Geografia, na Sociologia, na Antropologia e na Economia.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais