Buscar

Questão 11/60 Uma mulher de 48 anos procura atendimento por fadiga e prurido, de evolução de 4 meses. Nega história de tabagismo ou etilismo, bem c...

Questão 11/60 Uma mulher de 48 anos procura atendimento por fadiga e prurido, de evolução de 4 meses. Nega história de tabagismo ou etilismo, bem como nega comorbidades. Nega abuso de substâncias ou medicamentos. Ao exame, apresenta-se hipocorada, ictérica, com abdome apresentando macicez móvel e hepatimetria de 14cm. Análise laboratorial demonstrou aumento de imunoglobulinas, anticorpo antimitocôndria positivo, bilirrubina total = 4,2mg/dL, bilirrubina direta = 3,8mg/dL. Considerando o caso descrito, avalie as asserções a seguir e a relação causal proposta entre elas:

I - A colestiramina, que é um agente sequestrante dos sais biliares, tem indicação nesse caso porque

II - Reduz a progressão da doença quando iniciada precocemente.

a asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa

Correto. O anticorpo antimitocôndria é o marcador clássico da Colangite Biliar Primária (CBP), mas também pode estar presente em alguns quadros de hepatite autoimune, geralmente com CBP associada. O achado de aumento de imunoglobulinas corrobora com o diagnóstico de hepatite autoimune. Considerando essas hipótese diagnósticas, o uso de colestiramina, um sequestrante de sais biliares, não está indicado.

a asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa

Essa pergunta também está no material:

Banco de Questões - Clínica Médica-1412
1 pág.

Clínica Médica I Centro Universitário Joaquim NabucoCentro Universitário Joaquim Nabuco

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "a asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa". O caso descrito apresenta sinais e sintomas sugestivos de Colangite Biliar Primária (CBP) e hepatite autoimune, com aumento de imunoglobulinas e anticorpo antimitocôndria positivo. O uso de colestiramina, um sequestrante de sais biliares, não está indicado nesse caso, pois não reduz a progressão da doença quando iniciada precocemente. Portanto, a asserção I é verdadeira, mas a asserção II é falsa.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais