Buscar

Um paciente de 28 anos, sabidamente HIV positivo há 2 anos, iniciou, há 4 dias, confusão mental seguida de hemiparesia direita. É aventada a hipóte...

Um paciente de 28 anos, sabidamente HIV positivo há 2 anos, iniciou, há 4 dias, confusão mental seguida de hemiparesia direita. É aventada a hipótese de neurotoxoplasmose. Que achados de exames complementares podem corroborar esta hipótese?

I- Tomografia de crânio: múltiplas lesões hipodensas ovaladas com captação de contraste anelar predominantes nos núcleos da base.
II- Sorologia para toxoplasmose IgG positiva.
III- Contagem CD4 abaixo de 200.
A - Apenas I e II estão corretas.
B - Apenas II e III estão corretas.
C - Apenas I e III estão corretas.
D - Todas as afirmativas estão corretas.
E - Todas as afirmativas estão incorretas.

Essa pergunta também está no material:

Banco de Questões - Clínica Médica-1639
1 pág.

Clínica Médica I Centro Universitário Joaquim NabucoCentro Universitário Joaquim Nabuco

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A - Apenas I e II estão corretas. A neurotoxoplasmose é uma infecção oportunista comum em pacientes com HIV. Os achados de exames complementares que podem corroborar essa hipótese são: múltiplas lesões hipodensas ovaladas com captação de contraste anelar predominantes nos núcleos da base, que são observadas na tomografia de crânio (alternativa I), e sorologia para toxoplasmose IgG positiva (alternativa II). A contagem de CD4 abaixo de 200 é um fator de risco para o desenvolvimento de neurotoxoplasmose, mas não é um achado específico para essa doença (alternativa III). Portanto, a alternativa correta é a letra A.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais